A informação foi partilhada, há dias, pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Transporte Marítimo (ITRANSMAR), Unaite Mustafa, durante mais uma jornada de trabalho ao longo do canal de acesso ao Porto de Maputo.
Segundo disse Mustafa, a actividade em curso consiste na substituição e na manutenção de um total de quarenta e três boias de sinalização marítima posicionadas ao longo do canal de acesso.
O dirigente fez saber que, neste momento, o Instituto já está a proceder com os trabalhos de substituição das boias de sinalização na baía de Maputo, cujo objectivo é garantir melhores condições de navegação ao longo do canal de acesso do mesmo.
“Neste momento estamos a dar continuidade de um trabalho que começou em Abril e esperamos terminar ainda dentro deste mês de junho. A actividade consiste na manutenção do total das boias que o canal de acesso ao ponto de Maputo tem, tendo algumas sido substituídas por novas”, explicou.
Trabalho similar será feito no porto de Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado. Já na sua fase conclusiva, segundo explicou Mustafa. O Projecto é financiado pelo Governo moçambicano, na perspectiva de viabilização do transporte marítimo de pessoas e carga, dinamizando deste modo a economia por via do mar.
O Instituto de transporte Marítimo foi criado através do decreto número 83/2021 e tem como missão a supervisão, regulamentação, fiscalização e inspecção das atividades de transporte marítimo, fluvial e lacustre e de sinalização marítima nas áreas portuárias.