Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Itália e China ganham 6º concurso de exploração e produção de hidrocarbonetos

Neste momento, as autoridades moçambicanas estão a finalizar as negociações com as duas empresas vencedoras naquilo que se chama de “rodada de licitações”, acção após a qual, seguirão as operações nos campos de produção dos recursos.

“As negociações estão quase concluídas e até ao final deste ano os contratos serão apresentados ao governo para que os aprove e inicie as operações”, disse Carlos Zacarias, ministro dos Recursos Minerais e Energia do país.

Zacarias explicou que o gabinete moçambicano está a estudar a possibilidade de lançar mais rondas de licitações a curto prazo, uma vez que o governo considera o país detentor de um volume significativo de hidrocarbonetos ainda inexplorados.

O ministro falava na cerimónia de encerramento do 8º Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, que decorreu na cidade de Lichinha, no Niassa, norte do país.

“Aproveitar os recursos energéticos de que Moçambique dispõe, torna-se mais pertinente dado o período de transição energética que o mundo atravessa”, sublinhou.

Moçambique tem três projectos de desenvolvimento aprovados para explorar as reservas de gás natural da bacia do Rovuma, considerada uma das maiores do mundo e localizadas ao largo da costa da província de Cabo Delgado.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...