Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

LAM poderá voltar a voar pelo espaço europeu em Novembro

“Estamos a prever retomar essa rota a 20 de Novembro. É vital e vai mudar o rosto da companhia”, afirmou num encontro com jornalistas, em Maputo, o director-executivo da sul-africana FMA, Theunis Crous.

A LAM já tinha assumido anteriormente que está empenhada em obter as devidas autorizações para utilizar o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e horários de gestão de ‘slot’.

Theunis Crous acrescentou que a companhia já negociou também o aluguer de um Boeing 737 cargueiro, apenas para tratar do transporte de mercadorias dentro do país e para o exterior, nomeadamente África do Sul, esperando colocar ao serviço um segundo seis meses depois.

“É uma oportunidade que pode tornar a companhia rentável. O transporte de carga é um negócio muito rentável”, insistiu.

A retoma dos voos comerciais da companhia aérea de bandeira moçambicana para a Europa, com a ligação Maputo-Lisboa e vice-versa, dár-se-á nove anos depois de a LAM ter sido banida pela União Europeia alegadamente por o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) não cumprir com as regras de segurança na supervisão das operações aéreas.

Na altura, a Comissão Europeia apontou várias razões para a decisão: a falta de um quadro legal que regula a actividade de aviação, a inexistência de supervisão das companhias aéreas, deficiências no processo de certificação dos operadores aéreos e o reduzido número de técnicos qualificados para trabalhar na área de aviação civil em Moçambique.

A propósito, em Agosto de 2020, a LAM teria sido colocada à prova ao voltar a voar para Lisboa por um período de 30 dias, na esperança de que caso a companhia tiver acautelado as exigências da Europa, voltaria a voar em definitivo. Debalde. Tal não aconteceu até momento em que se aventa um possível retorno ao espaço europeu.

 

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...