Terça-feira, Julho 23, 2024
spot_img

Leilão de rubis arrecada 1,47 milhões de dólares

No total, foram vendidos 174 quilogramas de pedras preciosas (869,862 quilates) com um preço médio de venda de 1,7 dólares americanos por quilate.

As gemas foram extraídas no distrito de Montepuez, no norte de Moçambique, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), detida em 75 por cento pela Gemfields e em 25 por cento pela empresa moçambicana Mwiriti Limitada.

Em comunicado, a Gemfields sublinha que “o produto deste leilão será totalmente repatriado para a MRM em Moçambique, sendo que todos os royalties devidos ao governo da República de Moçambique serão pagos sobre a totalidade dos preços de venda obtidos no leilão”.

De acordo com Adrian Banks, director geral de Produto e Vendas da Gemfields, “os resultados do leilão de hoje de rubis comerciais e de qualidade inferior realçam mais uma vez que o mercado continua muito saudável”.

Desde 2014, foram angariados 980 milhões de dólares americanos com o leilão de rubis e outras pedras preciosas da mina.

O depósito de rubi de Montepuez está localizado no nordeste de Moçambique, na província de Cabo Delgado, e acredita-se que seja o mais importante depósito de rubi recentemente descoberto no mundo, cobrindo uma área de 34.966 hectares. A MRM é detida em 75 por cento pela Gemfields e em 25 por cento pelo parceiro minoritário local moçambicano, a Mwriti Limitada.

A mineradora tem, desde Novembro de 2011, uma licença de exploração por um período de 25 anos e é válida até Novembro de 2036, cobrindo uma área de 340 quilómetros ao quadrado (km2).

Entrevistas Relacionadas

Augusta Maita é nova Directora-Executiva do Millennium Challenge Account-Moçambique

A nomeação de Augusta Maita foi formalizada durante a...

Visita da ExxonMobil ao Parque Industrial de Beluluane sinaliza novas oportunidades de crescimento económico

A MozParks teve a honra de receber uma delegação...

APAMO: “Indústria de Açúcar prejudicada por importações ilegais”

A Associação dos Produtores de Açúcar em Moçambique (APAMO)...

FMI: Nada norteia atribuições de isenções fiscais em Moçambique

Alexis Meyer-Cirkel está de saída de Moçambique, onde esteve...