Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Lucros da CMH aumentam 75% para 64,8 milhões de dólares

Nas demonstrações financeiras relativas ao período de 1 de julho de 2022 a 30 de junho de 2023, a que a Lusa teve acesso, a administração da CMH reconhece um “aumento substancial” dos lucros, provocado pelo “aumento do preço do petróleo” e por uma “gestão criteriosa e orientada para os resultados”.

Por outro lado, o Presidente do Conselho de Administraçãoda firma, Arsénio Mabote, justifica o crescimento dos lucros, tendo em conta os 37,2 milhões de dólares no exercício de 2021-2022, com o “ligeiro aumento da produção” no país com os novos poços de gás em Pande28, Pande29, Pande30 e Pande31, bem como os custos de operação “inferiores aos pressupostos orçamentais”.

“No entanto, ainda temos desafios no que respeita à disponibilidade de reservas provadas para garantir o fornecimento de gás no âmbito dos contratos assinados. Durante este exercício investimos em alguns furos adicionais em Pande, que entraram em funcionamento em Dezembro de 2022, e continuamos a investir noutros furos adicionais nos campos de Pande e Temame”, disse Mabote.

Constituída em Outubro de 2000, a CMH detém de uma participação de 25 por cento no contrato de Produção de Petróleo (CPP) dos campos de gás de Pande e Temane, na província de Inhambane, sul de Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...