Sexta-feira, Julho 26, 2024
spot_img

Mineradora Vale aposta no conteúdo local 

O investimento feito pela Vale Moçambique na aquisição de produtos e serviços em empresas nacionais no ano passado, com o objectivo de reforçar a aposta no conteúdo local foi de  mais de 290 milhões de meticais. O valor corresponde a 17% do total da verba direccionada às despesas da mineradora.

Empenhada em promover um desenvolvimento sustentável que beneficia a economia local, a Vale permite que haja uma maior inclusão na cadeia de valor das empresas estabelecidas em Moçambique. Pelo menos 52% dos fornecedores contratados em 2020 são empresas locais que, com o apoio da Vale, melhoram gradualmente a qualidade dos produtos e serviços que fornecem à empresa.

Todos os anos, a mineradora realiza o ‘Vale Day’, uma iniciativa destinada a fornecedores e potenciais fornecedores para que possam visitar e conhecer as instalações da empresa, bem como todo o processo que envolve a produção do carvão mineral. Ao conhecer o processo de produção do carvão, os fornecedores identificam as principais necessidades da empresa e, desta forma, conseguem elaborar propostas de procurement mais assertivas.

Em 2020, a Vale Moçambique convidou 100 gestores de pequenas e médias empresas nacionais para participarem de duas sessões virtuais com o propósito de dar a conhecer o seu processo produtivo, acções sociais, de conteúdo local e de sustentabilidade, oportunidades de refeitório, cadastro e cadeia de suprimentos. Os fornecedores passaram, igualmente, a conhecer o modelo da empresa para a elaboração de propostas técnicas e comerciais para o aprovisionamento de produtos e serviços.

Nos últimos 15 anos, a Vale investiu mais de 12 biliões de dólares na sua operação em Moçambique, tendo garantido cerca de 20 mil postos de trabalho. Actualmente, a empresa dá emprego a 13 mil trabalhadores, directos e indirectos.

Desta forma a Vale Moçambique coloca em prática um dos seus valores que é “Crescer e Evoluir Juntos”, fomentando uma maior aproximação entre os fornecedores locais e a empresa e permitindo uma maior capacitação das empresas que integram a cadeia de valor.

Entrevistas Relacionadas

Concorrência desleal: CTA reage ao regulamento de obras públicas

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) expressou...

Joaquim Henriques Ou-chim assume a liderança da EDM

O Governo de Moçambique anunciou, na Terça-feira, 23 de...

Moçambique avança com fábricas de carvão ecológico para sustentabilidade ambiental

Moçambique está a dar um passo significativo na preservação...

Augusta Maita é nova Directora-Executiva do Millennium Challenge Account-Moçambique

A nomeação de Augusta Maita foi formalizada durante a...