Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Mineradora Vale aposta no conteúdo local 

O investimento feito pela Vale Moçambique na aquisição de produtos e serviços em empresas nacionais no ano passado, com o objectivo de reforçar a aposta no conteúdo local foi de  mais de 290 milhões de meticais. O valor corresponde a 17% do total da verba direccionada às despesas da mineradora.

Empenhada em promover um desenvolvimento sustentável que beneficia a economia local, a Vale permite que haja uma maior inclusão na cadeia de valor das empresas estabelecidas em Moçambique. Pelo menos 52% dos fornecedores contratados em 2020 são empresas locais que, com o apoio da Vale, melhoram gradualmente a qualidade dos produtos e serviços que fornecem à empresa.

Todos os anos, a mineradora realiza o ‘Vale Day’, uma iniciativa destinada a fornecedores e potenciais fornecedores para que possam visitar e conhecer as instalações da empresa, bem como todo o processo que envolve a produção do carvão mineral. Ao conhecer o processo de produção do carvão, os fornecedores identificam as principais necessidades da empresa e, desta forma, conseguem elaborar propostas de procurement mais assertivas.

Em 2020, a Vale Moçambique convidou 100 gestores de pequenas e médias empresas nacionais para participarem de duas sessões virtuais com o propósito de dar a conhecer o seu processo produtivo, acções sociais, de conteúdo local e de sustentabilidade, oportunidades de refeitório, cadastro e cadeia de suprimentos. Os fornecedores passaram, igualmente, a conhecer o modelo da empresa para a elaboração de propostas técnicas e comerciais para o aprovisionamento de produtos e serviços.

Nos últimos 15 anos, a Vale investiu mais de 12 biliões de dólares na sua operação em Moçambique, tendo garantido cerca de 20 mil postos de trabalho. Actualmente, a empresa dá emprego a 13 mil trabalhadores, directos e indirectos.

Desta forma a Vale Moçambique coloca em prática um dos seus valores que é “Crescer e Evoluir Juntos”, fomentando uma maior aproximação entre os fornecedores locais e a empresa e permitindo uma maior capacitação das empresas que integram a cadeia de valor.

Entrevistas Relacionadas

Emose obteve lucro de mais de 40 milhões de Meticais em 2023

O resultado líquido da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose)...

INP considera movimento da Galp como rotineiro

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) declarou na Quinta-feira,...

Vodacom Moçambique lança Fundação para impacto social

A Vodacom Moçambique fez o lançamento oficial da Fundação Vodacom Moçambique. A cerimónia...

Galp concluiu a venda da sua participação no projecto GNL

A Galp concluiu a venda de sua participação no...