Sábado, Dezembro 14, 2024
spot_img

Moçambique busca optimizar vantagens agrícolas e competitivas para impulsionar a produção

Moçambique está focado em explorar suas vantagens agrícolas e competitivas internas para aumentar a produção agrícola e impulsionar a economia nos próximos vinte anos. Esta iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) do Governo, que será implementada entre 2024 e 2043.

Os principais objectivos incluem garantir oferta suficiente para atender à demanda do mercado e volumes significativos para exportação. Para alcançar esses objectivos, o governo pretende modernizar e aumentar a produtividade do sector agrícola, transformar pequenos produtores em comerciantes médios e grandes, e fortalecer as cadeias de valor de culturas estratégicas.

Para alcançar esses objectivos, o governo está comprometido em desenvolver políticas que promovam a modernização e aprimoramento das técnicas de produção, redução dos custos de produção, diversificação da produção, inovação tecnológica, melhoria da qualidade dos produtos e integração das cadeias produtivas estratégicas.

Além disso, estão planeados investimentos em infra-estrutura, fortalecimento da capacidade institucional, atracção de investimentos e acesso aos mercados internacionais. Essas medidas visam aumentar a produção de bens e serviços, reduzir a dependência das importações e fortalecer a competitividade da economia global.

Embora os sectores agrícola, extractivo, manufactureiro e de serviços sejam fundamentais para a economia, o país enfrenta desafios significativos, como uma economia pouco diversificada e alta dependência do sector primário. A baixa produtividade na agricultura é atribuída ao acesso limitado e uso de insumos melhorados, baixa adopção de tecnologias e capacidade limitada de agro-processamento.

A Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) é um instrumento de planeamento que estabelece directrizes estratégicas para o crescimento económico e desenvolvimento social sustentável e inclusivo ao longo de um período de 20 anos.

Noticias Relacionadas

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Moçambique poderá reduzir importações com a produção local de biocombustíveis

Moçambique tem as condições agrícolas necessárias para produzir grandes...

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...