Domingo, Maio 5, 2024
spot_img

Moçambique entre os três maiores produtores de grafite, além da China

O país está entre os três maiores países produtores de grafite a nível mundial fora da Ásia, depois da china que lidera a produção global situada em torno de 67 por cento.

Fora a China, Moçambique está ao lado de Brasil e Madagáscar, segundo a Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O país banhado pelo Oceano Índico alberga jazigos de grafite cujas operações estão a ser desenvolvidas por companhias mineiras concessionárias, como Syrah Resources que explora o minério no distrito de Balama, na província de Cabo Delgado.

Tem a empresa australiana Triton Minerals  que também opera naquela província, onde descobriu um depósito de mais de 115,9 milhões de toneladas de grafite.

Igualmente, está a Tirupati Graphite, que desenvolve o seu projecto mineiro também na província de Cabo Delgado.

Num relatório sobre as suas actividades de Abril até ao final de Setembro, a empresa sublinha que a sua produção aumentou 160 por cento, de 1.731 toneladas um ano antes para 4.508 toneladas, com as receitas a mais do que duplicarem de 1,2 milhões de libras esterlinas (1,45 milhões de dólares) para 3,1 milhões de libras.

A China, particularmente, também refina mais de 90 por cento da grafite mundial, transformando-a em material utilizado em praticamente todos os ânodos de baterias de veículos eléctricos.

Os principais compradores de grafite da China incluem o Japão, os EUA, a Índia e a Coreia do Sul, de acordo com os dados aduaneiros chineses.

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...