Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Moody’s: Moçambique depende do gás para inverter subida da dívida

A Moody’s estima que a dívida pública de Moçambique fique acima de 100% pelo menos até 2025 e antevê um crescimento de 3% este ano e acima de 5% em 2021.

A agência de notação financeira Moody’s considera que Moçambique vai ter dificuldades em inverter a tendência de dívida elevada, que este ano deverá ultrapassar os 100% do PIB, dependendo da evolução do sector do gás.

“Com o impacto do novo coronavírus no crescimento económico de Moçambique, e na sua posição externa e orçamental, fragilizando ainda mais o metical face ao dólar, esperamos que a dívida pública exceda os 100% do PIB a curto prazo, e a longo prazo é incerto que o país consiga reverter esta tendência face ao nível elevado”, lê-se na análise anual à economia moçambicana.

No relatório, a que a Lusa teve acesso, a Moody’s escreve que “a capacidade de inverter a trajectória da dívida vai depender essencialmente da recuperação económica e das melhorias da posição externa do país, mas em ambos os casos a evolução do sector do gás natural liquefeito vai ser essencial, o que é incerto devido ao ambiente actual de baixos preços”, acrescenta-se no relatório.

A dívida pública “vai provavelmente aumentar nos próximos anos, potenciada pelo endividamento crescente das empresas públicas, em particular a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos”, que precisa de financiar a participação nos projectos de exploração de gás no norte do país.

A Moody’s estima que a dívida pública fique acima de 100% pelo menos até 2025 e antevê um crescimento de 3% este ano e acima de 5% em 2021.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...