O anúncio foi feito num encontro nesta semana entre o Gabinete de implementação do projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) e uma delegação de alto nível da União Europeia e do Banco Europeu de Investimento para a discussão de matérias relacionadas com a estrutura e financiamento do empreendimento.

Concertamente, o valor vai ser repartido para financiar o projecto da infraestrutura da linha de transporte de energia de alta tensão, com custo ate 300 milhões de euros, dos quais 50 milhões em termos não reembolsáveis (donativos) e em 200 milhões de euros para o projecto da central hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa.

Durante o encontro, a delegação europeia recebeu informação sobre o estágio do projecto, estudos técnicos e ambientais, financiamento, seleção do parceiro estratégico, mercado de energia e o cronograma de implementação.

Com um custo estimado de 4,5 milhões de dólares norte-americanos, o projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de água, bem como uma central de geração de energia com capacidade instalada de produção de corrente eléctrica de até 1500 Megawatts e uma linha de transporte de alta tensão de Tete a Maputo, com cerca de 1300 quilómetros.

Relacionado  Mais parceiros abertos para o projecto energético da Mphanda Nkuwa

O projecto será a opção de menor custo de geração de energia.  O mesmo irá posicionar Moçambique como polo energético regional, contribuir para o acesso universal e de industrialização, criação de emprego, capacitação técnica e exportação de energia. O projecto de Mphanda Nkuwa será fundamental para a transição energética e descarbonização da região austral do continente africano.

FONTEIntegrity e Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui