Neste contexto, no dia 30 de Novembro, e após 18 anos no cargo de Presidente do Conselho de Administração, o Dr. Tomaz Salomão irá cessar as suas funções no Standard Bank.

Dr. Tomaz Salomão assumiu a direcção máxima do Standard Bank em 2004, quando o banco deixou de ser Standard Totta e adquiriu a sua nova designação, que prevalece até à data.

Sob a sua liderança, o Standard Bank tornou-se um banco relevante e sistémico no mercado moçambicano, com uma solidez reconhecida pelos seus clientes, accionistas e colaboradores.

Durante as últimas duas décadas, o banco tem participado, activamente, no desenvolvimento socio-económico de Moçambique, através do financiamento de projectos estruturantes para a economia nacional e da realização de várias acções sociais nas áreas de cidadania, saúde, educação, desporto e conservação do meio ambiente.

O fim do ciclo de liderança do Dr. Tomaz Salomão é resultado da aplicação das mais recentes boas práticas em termos de governação que recomendam a rotatividade dos membros não-executivos das organizações para garantir a sua independência. Este processo, que teve início há algum tempo, centrou-se na identificação de um sucessor, na pessoa da Dra. Esselina Macome, capaz de liderar a execução da estratégia de crescimento do Standard Bank para os próximos anos.

Relacionado  A Banca Corporativa e de Investimentos do Absa Bank premiada pelo segundo ano consecutivo pelo EMEA Finance Treasury Services Awards

Esta passagem de testemunho enquadra-se nos princípios de ética, integridade, rigor e boa governação que tem caracterizado o Standard Bank na sua relação com os clientes e demais instituições.

A Dra. Esselina Macome, actualmente Administradora Não-Executiva do Standard Bank tem uma larga experiência na academia, sector financeiro e de organizações não governamentais.

Ela é membro independente não executivo do Conselho de Administração do Standard Bank, doutorada em Tecnologias de Informação e Comunicação, Professora Associada na Universidade Eduardo Mondlane e Directora Executiva da FSDMOç (Financial Sector Deepening Moçambique).

Dra Esselina possui mais de 30 anos de experiência na vida académica e mais de 15 anos no sector financeiro, principalmente na área de inclusão financeira. Suas áreas de interesse incluem o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação para desenvolvimento e inclusão financeira com maior foco em serviços financeiros digitais (DFS), finanças verdes e questões relacionadas com o género.

O Banco e o seu accionista maioritário, o Grupo Standard Bank, depositam a máxima confiança na Dra. Esselina Macome para liderar o Standard Bank na próxima jornada de crescimento, mantendo os mais altos padrões de gestão de risco e conformidade.

Relacionado  Standard Bank suspenso do mercado cambial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui