Quinta-feira, Maio 23, 2024
spot_img

O Standard Bank prevê recuperação da economia nacional só em 2021

A economia moçambicana só irá recuperar da recessão a partir do ano 2021, prevê o economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá. Os investimentos no gás natural da Bacia do Rovuma é que vão tirar o país da recessão prevista para este ano pelo banco.

O comentário do economista é feito uma semana após o Fundo Monetário Internacional (FMI) prever um crescimento de 1.4 por cento para a economia moçambicana este ano.

“No nosso cenário base actualizado, o crescimento do PIB abranda dos 1,7% registados durante o primeiro trimestre de 2020 para -3,3% durante o segundo trimestre de 2020, permanecendo em recessão durante o resto do ano, a -1,0% para o terceiro trimestre de 2020, e -0,9% para o quarto trimestre de 2020, surgindo a recuperação a partir de 2021, suportada pelo investimento nos projectos de gás natural em curso (Coral FLNG e Mozambique LNG), com valores de investimento superiores a 35 mil milhões de USD”, comentou Fáusio Mussá.

Mussá faz a observação no relatório PMI do Standard Bank, que revela que de 12 e 25 de Junho, o sector privado nacional registou um declínio considerável devido às medidas de isolamento impostas pelo Estado de Emergência, situação que contribuiu para a quebra da actividade de várias empresas, em termos globais, no mês passado.

Entretanto, de acordo com o documento, a taxa de declínio da actividade do sector privado foi a mais lenta desde Março último.

Segundo o relatório PMI “As condições de procura registaram igualmente um abrandamento, à medida que as novas encomendas caíram abruptamente no sector privado. Isto levou a que as empresas reduzissem a aquisição de meios de produção e limitassem os stocks”.

Entrevistas Relacionadas

Banco de Moçambique introduz nova série de notas e moedas a partir de 16 de Junho

O Banco de Moçambique anunciou na sexta-feira, 17 de...

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...