Segunda-feira, Outubro 14, 2024
spot_img

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos (BNI), foi nomeado pelo Executivo para liderar o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano (FS) de Moçambique. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (12) durante uma sessão do Conselho de Ministros.

Segundo uma publicação do jornal O País, o novo Conselho Consultivo de Investimento, que será liderado por Mithá, é responsável por fornecer pareceres sobre as decisões relativas à Política de Investimento do FS.

Além de Omar Mithá, o Conselho contará com a participação de Enilde Sarmento, Hercílio Simão, Egildo Mussuanganhe, Ibraimo Hassane Mussagy, Irene Lusidia Maurício e Mukhtar Abdul Carimo. De acordo com a legislação, os pareceres deste órgão devem ser públicos, garantindo maior transparência nas decisões.

O FS de Moçambique, instituído pela medida 19 do Programa de Aceleração Económica (PAE), tem como objectivos principais assegurar o uso responsável das receitas petrolíferas, proteger a economia contra choques externos e volatilidade das receitas e promover o desenvolvimento económico do País.

Durante a mesma sessão, o Conselho de Ministros também aprovou diversos regulamentos dos quais se destaca a resolução que ratifica o acordo entre Moçambique e o Quénia para o reconhecimento mútuo e troca de cartas de condução, assinado em Agosto de 2023.

Além disso, a reunião avaliou os avanços em áreas como mulher e género, a implementação dos programas de segurança social básica e o estado da certificação dos finalistas do ensino técnico-profissional.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...

GAFI destaca melhorias em Moçambique na luta contra o financiamento ao terrorismo

O Grupo Internacional de Acção Financeira (GAFI) elogiou o...