Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu novo boletim de Contas Nacionais, reflectindo o impacto da pandemia da Covid-19, afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano caiu 1,28% em 2020.
“O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou uma variação de -2.37% no quarto trimestre de 2020 comparado ao mesmo período do ano anterior e, em termos acumulados, dos quatro trimestres de 2020, situou-se em -1.28%”, lê-se no documento.
Só o primeiro trimestre de 2020 registou crescimento relativamente ao mesmo período do ano anterior, uma subida de 1,68%.
Nos restantes, a economia retraiu-se, sobretudo devido às restrições à actividade impostas para conter a pandemia, com reflexo no abrandamento económico.
O segundo trimestre registou a pior queda (-3,23%), no terceiro trimestre o PIB voltou a descer, embora de forma menos acentuada (-1,09%), e o quarto trimestre voltou a acentuar o abrandamento económico (-2,37%).
“O desempenho negativo da actividade económica no quarto trimestre de 2020, comparado com igual período de 2019, é atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário, que decresceu em 4.06%, com maior destaque para o ramo de hotelaria e restauração”, acrescenta o boletim.
Não obstante “o desempenho positivo dos ramos da agricultura e da pesca”, a queda de 13,1% da actividade mineira coloca o sector primário como o segundo maior responsável pela queda do quarto trimestre.
Para mais detalhe: