- Anúncio-

PIB caiu 1,28% em 2020, face à pandemia

Análise de Mercado

Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu novo boletim de Contas Nacionais, reflectindo o impacto da pandemia da Covid-19, afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) moçambicano caiu 1,28% em 2020.

“O Produto Interno Bruto a preços de mercado apresentou uma variação de -2.37% no quarto trimestre de 2020 comparado ao mesmo período do ano anterior e, em termos acumulados, dos quatro trimestres de 2020, situou-se em -1.28%”, lê-se no documento.

Só o primeiro trimestre de 2020 registou crescimento relativamente ao mesmo período do ano anterior, uma subida de 1,68%.

Nos restantes, a economia retraiu-se, sobretudo devido às restrições à actividade impostas para conter a pandemia, com reflexo no abrandamento económico.

O segundo trimestre registou a pior queda (-3,23%), no terceiro trimestre o PIB voltou a descer, embora de forma menos acentuada (-1,09%), e o quarto trimestre voltou a acentuar o abrandamento económico (-2,37%).

“O desempenho negativo da actividade económica no quarto trimestre de 2020, comparado com igual período de 2019, é atribuído, em primeiro lugar, ao sector terciário, que decresceu em 4.06%, com maior destaque para o ramo de hotelaria e restauração”, acrescenta o boletim.

Não obstante “o desempenho positivo dos ramos da agricultura e da pesca”, a queda de 13,1% da actividade mineira coloca o sector primário como o segundo maior responsável pela queda do quarto trimestre.

Para mais detalhe:

http://www.ine.gov.mz/estatisticas/estatisticas-economicas/contas-nacionais/trimestrais/nota_iv-trimestre-2020_fevereiro_2021.pdf

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -