Dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, em 2020, o PIB per Capita do país foi de 467 dólares americanos, correspondentes a 32.412 Meticais (ao câmbio médio anual de 2020 de 69,47 MZN/USD).

Os números representam uma redução de 55 dólares, ou seja, 10.5% relativamente a 2019, em que o PIB per Capita era de 522 dólares, correspondente a 32.634 Meticais (ao câmbio médio anual de 62,55 MZN/USD).

PIB per Capita, refira-se, é o indicador que representa o que cada pessoa de um determinado local/país “produziu” durante um certo período, sendo deduzido do total da riqueza produzida naquele local.

Importa referir que o PIB per Capita é considerado, de certo modo, um indicador do padrão de vida, pelo que os países que apresentam um elevado PIB per Capita tendem a apresentar maiores Índices de Desenvolvimento Humano. No caso de 2020, o Relatório de Desenvolvimento Humano refere que o país se fixou na 181ª posição, de um total de 189 países avaliados.

Relacionado  Moçambique elegível para a prevenção e atribuição de resiliência do Banco Mundial

Esta fraca produção pode ser justificada pelo facto da idade média nacional ser de 16,6 anos, isto é, grande parte da população é economicamente inactiva entretanto, de acordo com os dados mais actuais do IV Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 2017.

FONTECarta de Moçambique

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui