Com isso, o terminal passou a ocupar a posição 223ª em uma lista global de 348 portos avaliados, consolidando sua posição como o terminal de contentores mais eficiente da África Austral, após ter sido reconhecido pela primeira vez em 2021.
O Índice de Desempenho de Terminais de Contentores, elaborado pelo Banco Mundial, classifica os portos com base em critérios estatísticos, levando em consideração o tempo de espera das embarcações no porto. As classificações são determinadas por diversos fatores de eficiência.
A Cornelder, empresa responsável pela gestão logística do terminal, atribui esse progresso às medidas estratégicas adotadas nos últimos anos, incluindo investimentos em infraestrutura, equipamentos e melhorias na eficiência e produtividade.
Durante os 25 anos de concessão, a Cornelder realizou investimentos substanciais em diversas áreas, como a construção de uma nova entrada para o terminal de contentores, reabilitação das instalações existentes, pavimentação de áreas adicionais e aquisição de novos guindastes e equipamentos operacionais.
A concessionária também desenvolveu aplicativos internos, como o C-GATE (baseado em Inteligência Artificial, para dispositivos portáteis e digitalização de chegadas e partidas de contentores), o CDMS (portal do cliente para apresentação de documentos), o CommTrac (sistema operacional para o Terminal de Carga Geral) e o TPS – Truck Positioning System. Esses investimentos contribuíram para aprimorar a eficiência e produtividade do porto, tornando-o uma opção mais atrativa para as empresas de navegação, conforme divulgado em comunicado pela concessionária.
Além disso, foram implementadas várias iniciativas para melhorar a eficiência e produtividade do porto, como a adoção de melhores procedimentos operacionais, treinamento da equipe e utilização de novas tecnologias. Essas iniciativas contribuíram para reduzir os prazos de entrega e aprimorar o desempenho geral do porto.
O Porto da Beira é o segundo maior porto de Moçambique e desempenha um papel crucial na economia do país, sendo também uma importante rota de comércio com os países da região. Ele movimenta uma ampla variedade de carga, incluindo contentores e carga a granel.