Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

Porto da Beira incluída numa rota entre países asiáticos e africanos

A nova rede transporta contentores de ida e volta de Maputo, Jebel Ali (Dubai), Mundra (Índia), Nhava Sheva (Índia), Mombaça (Quénia).

Num comunicado de imprensa, a Unifeeder salienta que a Beira é um porto estratégico, desempenhando um papel crucial na ligação dos países sem litoral, nomedadamente o Zimbabwe, Zâmbia e Malawi ao comércio global.

O documento refere que “a sua localização estratégica e infra-estrutura eficiente tornam-no num importante centro de comércio da região”. De acordo com a Unifeeder, como resultado da integração da Beira na rede existente da cadeia de abastecimento, os clientes podem esperar serviços de transporte mais eficientes e confiáveis.

Em particular, “o fluxo contínuo de mercadorias e commodities entre a Índia, o Oriente Médio e a África Oriental não reduzirá apenas o tempos de trânsito, mas também reduzirá os custos, beneficiando empresas de todos os portes”, diz o comunicado.

A Unifeeder é uma subsidiária da DP World, empresa multinacional de logística que detém uma concessão de 30 anos para explorar o terminal de contentores do Porto de Maputo até 2033, com opção de prorrogação por mais 10 anos. Globalmente, a DP World teve um lucro de 651 milhões de dólares americanos no primeiro semestre de 2023.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

MACHEL FIDUS e Fundação Vodacom Moçambique firmam acordo para promoção de digitalização nas escolas

A MACHEL FIDUS, representada por Malenga Machel, e a...

DStv anuncia direitos de transmissão das competições interclubes da CAF

A DStv adquiriu os direitos de transmissão de quatro...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...