Do momento, a MPDC refere que está em curso a perfuração de 25 metros de profundidade, e o material está sendo colectado para análise laboratorial, juntamente com STP (Simple Test Probing) no local para estimar com precisão a profundidade das estacas necessárias para suportar a futura ponte-cais.
O estudo é parte integrante do projecto de design da ponte e servirá como base para determinar o tipo de construção e estimativas precisas de custos para o empreendimento.
Sugundo a Further Africa, desde Outubro de 2013, a ponte cais da ilha está fora de serviço. As ramificações da falta de um ponto de atracação para as embarcações têm causado grande preocupação entre os ilhéus e visitantes, levando a um transporte inseguro com despesas crescentes.
No âmbito do seu programa de responsabilidade social empresarial, a MPDC iniciou, em Junho passado, o projecto de execução da ponte cais. O estudo está previsto para durar cerca de cinco meses e meio e após a conclusão da fase geotécnica (prevista para a segunda semana de Agosto) serão definidas as soluções mais adequadas.
O projecto de execução será realizado de acordo com a solução escolhida pelo MTC e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo (CMM), também parceiro do empreendimento. Estes esforços são complementados com a reabilitação do navio Kanyaka inactivo desde 29 de Junho de 2022.