A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) revelou que o uso do transporte ferroviário aumentou 8% em 2023, contribuindo significativamente para o crescimento do porto. Este aumento foi parte de um plano de reestruturação que visa o uso equilibrado das vias de transporte, rodoviária e ferroviária.
No ano passado, o transporte ferroviário representou entre oito a nove milhões de toneladas na linha férrea, um crescimento considerável para o porto. Este crescimento é parte de um esforço conjunto entre os Caminhos-de-Ferro de Moçambique e o operador ferroviário da África do Sul.
Actualmente, 64% da carga movimentada no porto de Maputo é transportada por camiões, com o restante transportado por linha férrea, principalmente exportações da África do Sul. No entanto, a MPDC pretende alcançar um equilíbrio mais próximo, com um rácio de 55% rodoviário e 45% ferroviário nos próximos anos.
Para alcançar esse objectivo, a MPDC está finalizando um plano director ferro-portuário que fornecerá visibilidade de toda a circulação ferroviária dentro do território moçambicano. Esta iniciativa é parte de um esforço maior para aumentar a eficiência e a capacidade do porto.
A MPDC está empenhada em duplicar o volume de carga movimentada anualmente até 2058, com investimentos significativos planeados. Desde 2003, a MPDC já investiu cerca de 900 milhões de dólares na modernização da infra-estrutura portuária, impulsionando o crescimento económico e proporcionando empregos para milhares de moçambicanos.
O porto de Maputo continua a ser um importante motor económico para Moçambique, e o uso crescente do transporte ferroviário reflete os esforços para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do sector de transporte de carga no país.