Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Ranking das dez principais seguradoras na quota global do mercado

De acordo com o Relatório Anual sobre a Actividade Seguradora, divulgado pelo Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), em 2022, o posicionamento das dez principais seguradoras na quota global do mercado revelou dinâmicas significativas, com a seguradora Hollard consolidando-se como líder, detendo 23.4% do total dos Prémios Brutos Emitidos (PBEs). Logo a seguir, destacam-se as seguradoras EMOSE e Fidelidade Impar, com 22.9% e 14%, respectivamente.

As cinco primeiras empresas do ranking detém 78.9% da quota de mercado, representando um aumento substancial de 17.8 pontos percentuais em comparação com 2021, quando este grupo possuía uma quota de 61.1%. Este crescimento reflecte maior concorrência entre as empresas do topo do mercado.

Na segunda metade da tabela, observam-se novos posicionamentos, com a entrada das seguradoras MCS e Hollard Vida no grupo das dez principais, ocupando a sétima e décima posição, respectivamente. Destaca-se também a ascensão da seguradora Sanlam para o sexto lugar, detendo agora 4.4% da quota global. Estas mudanças evidenciam a dinâmica competitiva em evolução no mercado.

Estas transformações indicam não apenas a consolidação do domínio das líderes, mas também a dinâmica e a competitividade crescentes no mercado de seguros em 2022, promovendo uma maior diversificação e evolução na classificação das principais empresas do sector.

Entrevistas Relacionadas

Veja como as variações nas commodities impactaram a economia

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) divulgou o...

Oportunidades para investimentos no modelo PPP e CE em Moçambique

Moçambique está a emergir como um destino actrativo para...

Que factores influenciam a variação dos activos das reservas internacionais líquidas de um país?

As reservas internacionais líquidas desempenham um papel na estabilidade...

Veja o desempenho da economia moçambicana no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a economia moçambicana apresentou...