- Anúncio-

Filipe Nyusi reafirma compromisso de ampliação do sistema de energia

Análise de Mercado

O Presidente da República, Filipe Nyusi reafirmou o compromisso do governo em alcançar o objectivo de mais de dez milhões de famílias terem acesso à electricidade nas suas casas pela primeira vez até 2024, aquando da inauguração de um sistema de fornecimento de energia eléctrica no distrito de Macate, na província central de Manica. Isto custou US$238.000 desembolsados pelo governo e irá beneficiar 250 famílias. Actualmente, foram estabelecidas 66 ligações.

“Há seis meses, anunciei a abolição da taxa de ligação eléctrica, uma medida destinada a acelerar as novas ligações e a acelerar a realização do acesso universal à energia. Não só somos encorajados como entusiasmados com os resultados alcançados até à data. Cerca de 500 novos consumidores estão ligados à rede nacional, todos os dias”, disse o Presidente Nyusi.

Desde a eliminação da taxa, acrescentou, 115.317 lares foram ligados, enquanto bairros e outros espaços públicos foram iluminados, transformando assim a vida de muitos moçambicanos.

“Macate está agora em condições de melhorar a sua produção e gostaríamos de exortar o distrito a aumentar esses níveis para justificar o investimento que fizemos”, salientou o Presidente, enfatizando que o impacto da electricidade vai para além da frente económica. A energia responde às necessidades de consumo dos agregados familiares e a sua disponibilidade irá potenciar a utilização de instalações de saúde e educação, impulsionando assim a qualidade de vida.

Devido a estas razões e à necessidade urgente de abanar os sectores produtivos, o Presidente Nyusi aconselhou o governo local a divulgar o uso produtivo da electricidade, promovendo o investimento em sectores como a agricultura, turismo, pescas e agro-processamento.

A escuridão em que Macate mergulhava todas as noites é coisa do passado, pelo que o Presidente Nyusi pediu a cada residente que salvaguardasse o correcto funcionamento do sistema e assegurasse a longevidade do equipamento, tendo em conta que se trata de um bem colectivo.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -