Quinta-feira, Novembro 21, 2024
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Rosa Muthewuye: “Sentimo-nos respeitados pelo mercado e pelo percurso que fizemos até agora”

Na edição desta semana do PROFILE, conversamos com a Rosa Muthewuye, Gestora de Operações da MMO Facilities, uma empresa especializada em serviços de gestão e aquisição de escritórios. A MMO Facilities oferece soluções personalizadas para empresas multinacionais, com foco no mercado da África Oriental. Actuando em diversas áreas, a empresa garante a funcionalidade dos activos de seus clientes por meio da integração eficiente de pessoas, locais, processos e tecnologia.

Subsidiária da MMO e afiliada à Maris Africa Investment Holding, a MMO Facilities aproveita sua vasta rede internacional de negócios e a expertise adquirida em toda a África para fornecer serviços de alta qualidade. Nesta entrevista, Rosa Muthewuye compartilha os planos de expansão da MMO Facilities e as estratégias que têm impulsionado seu crescimento no continente africano.

Profile Mozambique: Como surgiu a MMO e qual é o seu principal foco de actuação?

Rosa Muthewuye: Tenho 33 anos e sou Gestora de Operações na Mozambique Managed Offices (MMO) e na MMO Facilities, ambas empresas pertencentes ao Grupo Maris. A MMO foi fundada em 2012 como a primeira empresa moçambicana a oferecer um modelo inovador de negócio focado no arrendamento e gestão de escritórios, sendo pioneira nesse segmento em Moçambique.

Em 2018, surgiu uma nova oportunidade quando um de nossos clientes decidiu abrir seu próprio escritório e solicitou que a MMO assumisse a gestão desse espaço. Ao invés de gerir apenas o nosso próprio espaço físico, aceitamos o desafio de administrar o escritório do cliente directamente em suas instalações. Esse novo modelo de actuação nos inspirou, e em 2020, nossa Directora decidiu fundar a MMO Facilities, marcando o nascimento de um novo capítulo na nossa história.

PM: Como os serviços integrados oferecidos pela MMO Facilities ajudam as empresas a focarem em seu core business e quais são os principais benefícios percebidos pelos clientes?

RM: A MMO Facilities é uma empresa que visa facilitar a vida do cliente. Nós cuidamos de toda a gestão do escritório, incluindo serviços como limpeza, recepção e apoio administrativo. Ademais, oferecemos serviços de procurement, controle de pragas, manutenção e outras assistências gerais necessárias para o bom funcionamento do ambiente de trabalho.

Nosso objectivo é permitir que o cliente foque em seu core business, sem se preocupar com questões que possam tirar seu sono. Assumimos essas responsabilidades, pois somos especializados nessa área, o que torna tudo mais simples para nós.

Quanto aos nossos serviços, agregamos valor ao cuidar de todas as necessidades de organização do espaço do escritório. Por exemplo, se uma mesa ou computador quebra, há alguém que precisa organizar o reparo ou substituição. A MMO Facilities centraliza todos esses serviços em um só lugar. Desta forma, basta entrar em contacto connosco, e nós cuidamos de todo o processo.

PM: E o que é que diferencia tanto a MMO ou a MMO Facilities de outras soluções de escritórios, por exemplo?

RM: O que nos diferencia é nosso foco na qualidade, tanto na entrega para o cliente quanto na capacitação dos nossos colaboradores. Nossos profissionais são bem treinados, e isso se reflecte na excelência dos serviços prestados.

Embora a MMO Facilities esteja no mercado há cerca de 4 anos, a MMO como um todo já tem uma trajectória de 12 anos. Isso nos posiciona como uma empresa experiente, quase um adolescente no mercado. Vale salientar que, somos parte do grupo Maris, que tem presença global, o que nos permite trazer experiências internacionais para aprimorar nossos serviços.

PM: Nesse espaço de mais de 10 anos de actuação no mercado, como está a vossa quota de mercado hoje?

RM: Diria que a situação está estável, mas a questão da COVID-19 trouxe impactos negativos para todos os sectores. Acredito que o único sector que talvez não tenha sido afectado drasticamente foi a indústria alimentar e/ou farmacêutica. De forma geral, todos fomos atingidos, e nossa empresa não foi excepção.

Infelizmente, já estivemos em uma posição melhor, mas agora estamos a trabalhar para nos reerguer. Acreditamos que em breve alcançaremos novamente nosso auge. O segmento em que actuamos é marcado por avanços rápidos, especialmente no espaço tecnológico.

Contudo, sentimos que nosso percurso até agora nos rendeu respeito no mercado, e isso nos dá uma vantagem competitiva.

PM: Quais são os planos da MMO Facilities para expandir a sua actuação pelo país?

RM: Actualmente, temos bases em Maputo e Pemba. No momento, são essas duas, mas já recebemos propostas para expandir para outras províncias, o que estamos a considerar explorar. Sempre que surge uma oportunidade, procuramos aproveitá-la.

PM: Quais skills considera fundamentais para que uma mulher se destaque na liderança e no mercado corporativo, especialmente em um ambiente competitivo e em constante transformação?

RM: Acredito que, antes de tudo, a mulher precisa acreditar em si mesma. É essencial confiarmos em nossa própria capacidade. Felizmente, na MMO, que é a União Ecológica do Ser, damos grande prioridade ao empoderamento feminino. Actualmente, 75% da nossa equipa é composta por mulheres, e desde sempre valorizamos a ideia de que a mulher é capaz e pode alcançar o que deseja.

É fundamental que corramos atrás dos nossos objectivos, com foco, seriedade e profissionalismo. O compromisso em fazer bem feito deve estar sempre presente. Precisamos nos esforçar ao máximo, porque é possível alcançar nossos sonhos. Devemos estar sempre um passo à frente, prevenindo problemas antes que precisem ser remediados.

Inovar, estudar, aprender continuamente e olhar para o mundo ao redor são atitudes essenciais. É importante investir em nossa profissionalização. No fim, é isso que nos impulsiona.

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