google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

Sasol abandona pesquisas nos blocos 16/19

A petrolífera sul-africana Sasol renunciou a uma licença de pesquisas por hidrocarbonetos ao largo da costa Moçambicana depois de avaliar o potencial de exploração e o impacto ambiental, anunciou em comunicado.

Após uma avaliação do potencial de exploração e uma avaliação do relatório da fase de pré-viabilidade do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a Sasol decidiu renunciar à sua licença de pesquisa nos Blocos 16/19 da costa de Moçambique”, referiu a empresa.

Os blocos estão situados a este e nordeste do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, primeira área de conservação marinha de Moçambique, ao largo da província de Inhambane. A petrolífera recebeu a licença em 2005 e realizou pesquisas em águas profundas até 2013, focando-se depois nas águas rasas. Face à “sensibilidade ambiental da área”, a Sasol promoveu um estudo através da firma Golder & Associates de consultoria especializada em meio ambiente que contribuiu para a decisão.

“A Sasol devolverá o Bloco 16/19 na sua totalidade ao Governo de Moçambique”, sendo que “já foi enviada, às autoridades moçambicanas relevantes, uma notificação de retirada”, concluiu. A Sasol explora reservas de gás desde 2004 em Temane e Pande, em terra, na província de Inhambane, com gasodutos para a África do Sul e Maputo, alimentando ainda a central elétrica moçambicana de Ressano Garcia, na província de Maputo.

Na mesma área ‘onshore’ onde tem a produção, a petrolífera mantém atividades de pesquisa e desenvolvimento, além de ser parceira em pesquisas num outro bloco (A5-A) em alto-mar na bacia de Angoche, ao largo do centro do país.

FONTE: Lusa

Clipping original: https://www.sasol.com/media-centre/media-releases/sasol-relinquishes-blocks-16-19-license

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...