A Sasol disponibilizou um conjunto de oportunidades para o empresariado nacional que incluem diversas categorias de bens e serviços.

A acção decorre do Plano de Conteúdo Local aprovado pelo Governo, em Novembro de 2020, estabelecendo mecanismos estratégicos para melhorar o acesso das empresas moçambicanas às oportunidades de negócio, nos projectos do Petróleo e Gás.

O Plano é baseados em cinco pilares principais, que incluem:

  • Aquisições Locais, visando aumentar os investimentos com bens e serviços fornecidos pelas empresas nacionais, através da implementação de um procedimento preferencial de aquisições; 
  • Programa de Desenvolvimento de Empresas e Fornecedores, que procura capacitar e preparar as pequenas e médias empresas locais em áreas chave e aumentar o acesso às oportunidades de negócio com outras empresas; 
  • Criação de um Fundo para as pequenas e médias empresas, que visa prover produtos financeiros acessíveis; 
  • Emprego Local, cujo objectivo é desenvolver a capacidade dos moçambicanos através de ensino básico focado nas STEM, programa de formação vocacional e programa de desenvolvimento profissional;
  • Pesquisa & Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias, que pretende desenvolver e implementar iniciativas ajustadas ao propósito em parceria com o Governo.
Relacionado  CMG e iGAS concluem compra de 30% da participação da Sasol na ROMPCO

O objetivo é que no final de 2024 a SASOL venha a fazer cerca de 71% das suas aquisições com fornecedores locais e reduza em 50% os gastos com empresas estrangeiras.

Recorde-se que a SASOL investiu desde o início do projecto cerca de $1.56 bilhões na aquisição de bens e serviços, dos quais aproximadamente 44% ($692 milhões), foram pagos a fornecedores moçambicanos e fornecedores registados em Moçambique. 

Durante o mesmo período, foram criados mais de 300 postos de trabalho permanentes e mais de 3500 postos de trabalho indirectos.

Para mais informações SASOL – Brochura-Oportunidades-de-Negocio-PT-.pdf 

Fonte: Instituto Nacional do Petróleo – INP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui