Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Sasol fortalece sector empresarial local com programa de desenvolvimento para Mega-projectos

A Sasol, empresa com quase duas décadas de presença em Moçambique, intensifica sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio de um compromisso renovado com as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). A companhia, que desempenha papel vital nos megaprojetos moçambicanos, especialmente na província de Inhambane, lançou o Plano de Conteúdo Local em parceria com o Governo de Moçambique.

O Plano de Conteúdo Local da Sasol visa promover o desenvolvimento das MPME, estimulando o setor privado local a fornecer bens e serviços essenciais para os megaprojetos em andamento. Essa iniciativa estratégica é respaldada pela Sasol em colaboração com o governo moçambicano.

Hassan Dassat, diretor de conteúdo local da Sasol, destacou a importância do Programa de Desenvolvimento para empresas locais, focado especialmente em Inhambane. “Uma componente crucial deste plano é a utilização estratégica dos procedimentos de contratação e aquisição, para impulsionar as oportunidades de conteúdo local. Com vista a aumentar a participação das MPME locais na cadeia de valor da indústria de petróleo e gás, de modo que incremente a sua capacidade e se tornem operacionalmente independentes e sustentáveis,” explicou Dassat.

Além da transferência de tecnologia especializada, a Sasol reconhece a importância de investir nas pessoas. O diretor enfatizou que, para garantir o desenvolvimento econômico local, é fundamental capacitar as comunidades por meio do desenvolvimento de habilidades.

“Até o momento, o programa já beneficiou 138 Micro, Pequenas e Médias Empresas, a maioria situada na província de Inhambane. A meta é capacitar 200 MPME até o final de 2024, tornando-as competitivas e habilitadas a fornecer bens e serviços aos setores em crescimento do país, incluindo a cadeia de valor do setor extrativo,” destacou Hassan Dassat.

A Sasol reforça, assim, seu compromisso não apenas com o desenvolvimento econômico do país, mas também com a promoção de uma abordagem sustentável e inclusiva nos megaprojetos em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Presidente do Standard Bank propõe criação de Fundo Catalítico para Startups em Moçambique

Esselina Macome, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do...

BAD disponibiliza USD 1 milhão de dólares para o programa MOZYWEB

Trata-se de um projecto com duração de três anos...

Para MPMEs: MozUp oferece Curso Online de Capacitacão Jurídica Empresarial

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redacção,...

MPME’s capacitadas em matéria de acesso ao financiamento  

A ação resulta do diagnóstico e da assistência realizados...