Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Sasol fortalece sector empresarial local com programa de desenvolvimento para Mega-projectos

A Sasol, empresa com quase duas décadas de presença em Moçambique, intensifica sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do país por meio de um compromisso renovado com as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). A companhia, que desempenha papel vital nos megaprojetos moçambicanos, especialmente na província de Inhambane, lançou o Plano de Conteúdo Local em parceria com o Governo de Moçambique.

O Plano de Conteúdo Local da Sasol visa promover o desenvolvimento das MPME, estimulando o setor privado local a fornecer bens e serviços essenciais para os megaprojetos em andamento. Essa iniciativa estratégica é respaldada pela Sasol em colaboração com o governo moçambicano.

Hassan Dassat, diretor de conteúdo local da Sasol, destacou a importância do Programa de Desenvolvimento para empresas locais, focado especialmente em Inhambane. “Uma componente crucial deste plano é a utilização estratégica dos procedimentos de contratação e aquisição, para impulsionar as oportunidades de conteúdo local. Com vista a aumentar a participação das MPME locais na cadeia de valor da indústria de petróleo e gás, de modo que incremente a sua capacidade e se tornem operacionalmente independentes e sustentáveis,” explicou Dassat.

Além da transferência de tecnologia especializada, a Sasol reconhece a importância de investir nas pessoas. O diretor enfatizou que, para garantir o desenvolvimento econômico local, é fundamental capacitar as comunidades por meio do desenvolvimento de habilidades.

“Até o momento, o programa já beneficiou 138 Micro, Pequenas e Médias Empresas, a maioria situada na província de Inhambane. A meta é capacitar 200 MPME até o final de 2024, tornando-as competitivas e habilitadas a fornecer bens e serviços aos setores em crescimento do país, incluindo a cadeia de valor do setor extrativo,” destacou Hassan Dassat.

A Sasol reforça, assim, seu compromisso não apenas com o desenvolvimento econômico do país, mas também com a promoção de uma abordagem sustentável e inclusiva nos megaprojetos em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Access Bank Mozambique e ACLM firmam acordo para impulsionar crescimento económico e apoiar PME’s

O Access Bank Mozambique e a Associação de Conteúdo...

Presidente do Standard Bank propõe criação de Fundo Catalítico para Startups em Moçambique

Esselina Macome, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do...

BAD disponibiliza USD 1 milhão de dólares para o programa MOZYWEB

Trata-se de um projecto com duração de três anos...

Para MPMEs: MozUp oferece Curso Online de Capacitacão Jurídica Empresarial

Segundo uma nota de imprensa enviada à nossa redacção,...