Terça-feira, Maio 14, 2024
spot_img

Sasol inicia construção da aldeia de reassentamento de Mangungumete

A cerimónia de lançamento da pedra para construção no âmbito da implementação do Projecto PSA (Petroleum Sharing Agreement), foi dirigida pela administradora distrital, Dulce Canhemba.

O projecto de reassentamento prevê a construção de 45 casas convencionais para as famílias afectadas pelos gasodutos destinados a levar o gás de vários poços até à fábrica de processamento em Temane.

Além das habitações, o projecto da aldeia de reassentamento prevê a requalificação da Escola Primária Joaquim Marra, actualmente a funcionar em salas de aula precárias e debaixo de árvores.

A instituição de ensino terá 12 salas de aula convencionais, um bloco administrativo, instalações sanitárias, duas instalações desportivas, um sistema de abastecimento de água e oito casas para albergar professores.

O reassentamento das famílias que residiam na área onde o projecto está a ser implementado com obediência rigorosa à legislação específica para reassentamentos em Moçambique.

O processo que está ancorado à iniciativa de Acordo de Partilha de Petróleo (PSA), iniciou com a aprovação pelo Governo, do Plano de Reassentamento, compensação das famílias impactadas económica e fisicamente, aprovação da casa modelo, entre outras etapas típicas do processo.

Entrevistas Relacionadas

XIX CASP 2024: Moçambique atrai investidores globais para projectos avaliados em US$ 1,2 Bilhões

Serão discutidos projectos de diversos sectores avaliados em cerca...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...