Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Transportadores Moçambicanos pedem proteção diante dos ataques na áfrica do Sul

O pedido foi endereçado pela Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades (CRICC) da Assembleia da República (AR), em Maputo, durante uma audição parlamentar aos transportadores.

O presidente da Comissão dos Transportadores, Frederico Ambrósio, disse, na ocasião, que a intervenção seria no sentido de garantir escolta às viaturas dos pontos de embarque e desembarque até à fronteira e vice-versa, enquanto se estudam soluções duradouras.

“Assim, a Comissão das Transportadoras Internacionais de Passageiros-Sul do Save espera que os dois governos, uma vez detentores de dados e ferramentas de investigação a nível de tecnologia e recursos humanos, possam pesquisar e trazer soluções”, anotou Ambrósio, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Enquanto isso, a presidente do CRICC da AR, Catarina Dimande, disse que o Parlamento moçambicano tem acompanhado o problema com “muita tristeza e preocupação”.

Na semana passada, a ministra moçambicana do Interior, Arsénia Massingue, defensora na cidade do Cabo, África do Sul, ações coordenadas entre os dois países com vista a acabar com a onda de crimes que, nos últimos tempos, se tem caracterizado por assaltos e incêndios de viaturas de concidadãos nacionais.

 

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...