Domingo, Julho 13, 2025
spot_img

Transportadores Moçambicanos pedem proteção diante dos ataques na áfrica do Sul

O pedido foi endereçado pela Comissão das Relações Internacionais, Cooperação e Comunidades (CRICC) da Assembleia da República (AR), em Maputo, durante uma audição parlamentar aos transportadores.

O presidente da Comissão dos Transportadores, Frederico Ambrósio, disse, na ocasião, que a intervenção seria no sentido de garantir escolta às viaturas dos pontos de embarque e desembarque até à fronteira e vice-versa, enquanto se estudam soluções duradouras.

“Assim, a Comissão das Transportadoras Internacionais de Passageiros-Sul do Save espera que os dois governos, uma vez detentores de dados e ferramentas de investigação a nível de tecnologia e recursos humanos, possam pesquisar e trazer soluções”, anotou Ambrósio, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Enquanto isso, a presidente do CRICC da AR, Catarina Dimande, disse que o Parlamento moçambicano tem acompanhado o problema com “muita tristeza e preocupação”.

Na semana passada, a ministra moçambicana do Interior, Arsénia Massingue, defensora na cidade do Cabo, África do Sul, ações coordenadas entre os dois países com vista a acabar com a onda de crimes que, nos últimos tempos, se tem caracterizado por assaltos e incêndios de viaturas de concidadãos nacionais.

 

Noticias Relacionadas

“Economia do sector privado em Moçambique caiu em Junho” – Índice PMI do Standard Bank

A economia do sector privado moçambicano registou uma contração...

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...