Sexta-feira, Abril 18, 2025
spot_img

Vale afasta-se da operação de carvão em Moatize até ao final do ano

A mineradora Vale pode encontrar um comprador para a sua operação de carvão Moatize em Moçambique até ao final deste ano, num movimento contínuo para alcançar uma carteira mais enxuta, disse o CEO da Vale, Eduardo Bartolomeo, em 7 de Outubro.

A Vale alienou os seus activos de ferroligas de manganês no estado de Minas Gerais, Brasil, na semana passada, na sequência da sua alienação do seu projecto de níquel e cobalto de Vale Nova Caledónia (Goro) no início deste ano, disse o CEO. “Moatize é o próximo”, disse ele.

Mais tarde, a empresa planeia também alienar as suas participações na siderurgia California Steel Industries (CSI) e Companhia Siderurgica do Pecem (CSP) no nordeste do Brasil, de acordo com informações apresentadas por Bartolomeo no evento.

A Vale tem alienado um conjunto de carvão, fertilizantes, potassa, aço e outros activos não essenciais desde 2015 e está a trabalhar numa potencial “remodelação” do seu negócio de metais base, que inclui cobre, níquel e cobalto, de acordo com o executivo. “Precisamos cultivar cobre no Brasil”, disse ele.

O maior mineiro de minério de ferro espera vender a sua operação de Moatize a um “operador responsável”, disse Bartolomeo. Os actuais preços elevados do carvão térmico e metalúrgico deverão ajudar na venda, disse ele.

Os preços do carvão de coque marítimo estão actualmente a atingir os máximos de sempre em termos de escassez global de oferta. A S&P Global Platts avaliou Premium Low Vol, ou PLV, inalterado no dia a $396/mt FOB Austrália, e CFR China estável no dia a $604/mt Oct. 7.

A Vale finalizou no início deste ano uma remodelação de Moatize, que está actualmente a produzir a uma taxa de 15 milhões de mt/ano e espera-se que receba equipamento para actualizar para 18 milhões de mt/ano até ao final do ano. A mina produz tanto carvão metalúrgico como térmico.

Moatize, que a Vale colocou em funcionamento em 2011, tem uma capacidade total de 22 milhões de tmt/ano de carvão.

Noticias Relacionadas

Extracção ilegal de minerais ameaça arrecadação fiscal em Moçambique

As autoridades moçambicanas apreenderam 750 toneladas de fluorite alegadamente...

Lei do Trabalho com versão oficial em inglês: AmCham abre caminho para um ambiente de negócios mais acessível e competitivo

A Câmara de Comércio Americana em Moçambique (AmCham) lançou...

Índia reforça investimento no gás em Moçambique com 180 milhões de dólares

A estatal indiana ONGC Videsh Ltd (OVL) aprovou um...

Maputo acolhe o CEO’s Golf & Wine Tasting 2025: Uma fusão entre negócios e desporto

A PAEMO – Plataforma de Assistência aos Empresários Moçambicanos...