Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

Vale vai abandonar a exploração de carvão em Moçambique, mas sem data definida

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse que a mineradora Brasileira Vale vai mesmo retirar-se do negócio do carvão. O ministro assegura que o processo decorre a bom ritmo e que estão salvaguardados os direitos da população.

Limita-se a uma questão de tempo a conclusão do processo de retirada do mercado nacional da mineradora Vale, envolvida na exploração do carvão mineral no centro do país há mais de 10 anos.

“O primeiro passo será o negócio efectuado entre os dois accionistas, a Vale e a Mitsui, que irá permitir que  Vale tome conta de 100% do que existe quer na componente de infra-estrutura no corredor de Nacala, quer na componente do sector minério e esse passo deverá ser encerrado nas próximas semanas”, garantiu o ministro.

É do conhecimento do Governo que a Vale já contratou alguns bancos de investimento que estão a assessorar a identificação de empresas que tenham competências técnicas e financeiras para adquirir a participação da Vale no negócio. 

“O Governo tem estado a acompanhar o processo, assegurando que não seja posta em causa a continuidade das operações do empreendimento mineiro de Moatize de carvão nem no corredor de Nacala”, sustentou Tonela. 

As mais valias serão ainda objecto de uma avaliação da Autoridade Tributária de Moçambique 

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...