Quarenta trabalhadores da Vodacom Moçambique participaram do Vodacom Management Challenge 2024, uma competição que simulou a gestão de empresas cotadas em bolsa. Os participantes foram organizados em oito equipes de gestão, cada uma composta por cinco membros do EXCO.
Os gestores enfrentaram o desafio de administrar recursos e riscos em um mercado caracterizado por alta volatilidade e incerteza. A meta era tomar decisões focadas no atendimento aos clientes e na geração de valor para os accionistas.
Lideradas por seus CEOs – Cinthia de Almeida, Almirante Dimas, Tagy Bacar, Mohamed Kleiser Sarifo, Mugisha Mupenda, Samuel Orlando Nhantumbo, Álvaro Fernando G.S. Simões – as equipes definiram estratégias e tomaram decisões integradas em Recursos Humanos, Finanças, Operações, Logística, Marketing e Comercial. O objectivo era melhorar o desempenho organizacional, superar a concorrência e aumentar o valor de mercado de suas empresas.
Durante cinco trimestres de actividades, os gestores observaram como suas decisões influenciavam o desempenho e a valorização de cada empresa, impactando directamente na classificação final.
Este programa proporcionou uma experiência diferenciada, expondo os participantes a diversas áreas de negócio além de suas funções diárias. Isso aumentou a preparação dos particpantes para lidar com desafios profissionais tanto internamente quanto externamente com clientes.
O Vodacom Management Challenge 2024 foi desenvolvido com base na plataforma de simulação de gestão de empresas do Global Management Challenge – a maior competição de estratégia e gestão do mundo, presente em mais de 40 países. Desde 1980, mais de um milhão de colaboradores e estudantes de diversas geografias já participaram do Global Management Challenge.