Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Vulcan revê contratos com fornecedores por queda do preço do carvão

Em causa está o preço do carvão mineral no mercado internacional que está a cair drasticamente nos últimos 12 meses, afectando o negócio da Vulcan que explora o minério, no distrito de Moatize, província de Tete, centro de Moçambique.

Só num ano, o preço caiu 289 de dólares americanos por tonelada, situando-se actualmente em 147 dólares por tonelada. Sem grande valor no mercado global, as exportações do carvão tendem também a cair, o que em última análise prejudica a economia nacional.

Os dados do site Trading Economics citado pela Carta de Moçambique ilustram que, no fim de Abril de 2022, ano em que a indiana Vulcan iniciou as operações de extracção de carvão mineral  Moatize,  o preço do minério no mercado internacional era de 328 dólares por tonelada.

Entretanto, de Maio a Julho do mesmo ano, o carvão valorizou-se consideravelmente, tendo atingido 408 dólares, 387 e 405 por tonelada, respectivamente.

No fim de Agosto de 2022, o preço do carvão mineral subiu ainda mais, para 436 dólares por tonelada, mas de lá a esta parte o valor do minério caiu drasticamente, situando-se, até meados de Agosto de 2023 corrente, em 147 dólares por tonelada, o que representa uma queda de 289 dólars por tonelada, mais que a metade do preço praticado em igual mês de 2022.

Com baixo valor no mercado internacional, a exportação do carvão mineral caiu no primeiro trimestre de 2023, de acordo com dados publicados há dias pelo Banco de Moçambique, no Relatório Trimestral da Balança de Pagamentos.

Nesse informe, o Banco  Central mostra que as receitas das exportações do carvão mineral caíram de 540 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2022, para 460 milhões de dólares, uma redução em 80 milhões de dólares. Ou seja, a economia perdeu 80 milhões de dólares, em receitas.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...