Quarta-feira, Maio 15, 2024
spot_img

CIP revela lista de empresas públicas financeiramente insustentáveis

O setor empresarial do Estado apresenta um elevado “risco fiscal”, sendo que muitas empresas públicas têm dificuldades em pagar as suas dívidas. De acordo com o estudo do CIP, as Linhas Aéreas de Moçambique, a TMCEL, a Aeroportos de Moçambique, a PETROMOC, a Eletricidade de Moçambique e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos são as companhias que mais contribuem para a deterioração do desempenho do setor empresarial do Estado.

Gift Essinalo, autor do estudo, diz, por exemplo, que as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) estão numa “situação alarmante”. A empresa “representa um elevado risco fiscal e poderá obrigar o Estado a assumir as suas dívidas”.

MELHOR GESTÃO: SALÁRIOS MAIS BAIXOS DOS GESTORES

O investigador diz que uma estratégia para minimizar o risco fiscal é criar mais condições legais para o Estado poder intervir na reestruturação das empresas.

Por outro lado, será necessário diminuir os salários dos gestores, com a introdução de “um quadro orientador da política salarial para os membros dos conselhos de administração das empresas do setorial empresarial do Estado”, diz Essinalo.

Já o economista Naimo Faquirá lembra, no entanto, que uma intervenção do Estado para reerguer as empresas poderá custar caro.

“Se o Estado sustentar todas as empresas, naturalmente que não vai ter recursos para satisfazer outras obrigações, como construir escolas, estradas e hospitais. Todo o dinheiro será desviado para cobrir essas despesas”, comenta Faquirá.

Entrevistas Relacionadas

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...

Inflação em Moçambique cresceu para 3,26% em Abril, indicam dados do INE

Moçambique testemunhou um aumento na inflação homóloga, atingindo 3,26%...