Sexta-feira, Fevereiro 21, 2025
spot_img

Desabamento do garimpo ilegal em Barué Resulta em tragédia

Pelo menos três garimpeiros morreram e dois ficaram feridos após o desabamento de uma mina de turmalina no distrito de Barué, província de Manica, no centro do país. O acidente ocorreu no último Sábado (15), por volta das 19h00, enquanto os trabalhadores escavavam a mina, que havia sido invadida por populares dois dias antes.

A invasão foi motivada por protestos contra a mineradora Sominha, acusada de não cumprir compromissos de responsabilidade social na região. Segundo as autoridades, os garimpeiros soterrados passaram dois dias sob a terra antes do resgate.

O director dos Serviços Provinciais dos Recursos Minerais e Energia em Manica, Manuel Silva, explicou que a operação de salvamento enfrentou dificuldades devido à falta de equipamentos adequados. “Não conseguimos retirar os garimpeiros a tempo por falta de recursos. Não tínhamos tubos para introduzir oxigénio, o que dificultou o resgate. Apenas hoje, com a ajuda de uma pá, conseguimos desenterrá-los”, afirmou.

O acidente foi causado pelo deslizamento de terra, agravado pela umidade do solo durante a época chuvosa. O evento reforça os riscos enfrentados pelos garimpeiros que actuam de forma irregular na região.

Garimpo ilegal e riscos em Manica

Este é o segundo caso de mortes por deslizamento de terras em minas da província em pouco mais de um mês. Em Janeiro, quatro mineiros ilegais morreram após um deslizamento em uma mina de ouro no distrito de Gondola.

Manica é uma região rica em minerais como ouro e turmalina, atraindo milhares de garimpeiros, muitos deles actuam de forma ilegal e em condições precárias. Os distritos de Macossa, Barué, Sussundenga, Gondola e Manica concentram a maior parte da exploração. Estima-se que entre 400 e 800 quilos de ouro sejam extraídos anualmente na província, parte dessa produção fora do circuito formal de comercialização.

As autoridades locais alertam para os riscos da mineração irregular, mas a actividade continua sendo a principal fonte de sustento para muitos jovens nacionais e estrangeiros que migram para a região em busca de oportunidades.

Noticias Relacionadas

Moçambique produziu 1,62 toneladas de ouro em 2024, superando expectativas

Moçambique registou uma produção de ouro de 1,62 toneladas...

Zumbo vai ter a terceira maior bacia carbonífera de Tete

Distrito de Zumbo pode tornar-se, este ano, a terceira...

Mineradora ERG pondera vender seus activos em Moçambique

O Director Executivo do Eurasian Resources Group (ERG) revelou,...

Exportações de Moma aumentaram 4% em 2024

As exportações da mina de Moma, na costa da...