O aeroporto internacional de Nacala poderá, em breve, contar com dois voos semanais para Joanesburgo, na África do Sul, operados pela companhia aérea Airlink. A informação resulta de um encontro entre o governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, e representantes da transportadora sul-africana, realizado à margem da Feira Económica de Nampula (FENA 2025).
Durante a reunião, a companhia aérea sul-africana Airlink manifestou interesse em explorar a rota Nacala–Joanesburgo e comprometeu-se a enviar, nos próximos dias, uma equipa técnica para avaliar o potencial do mercado.
Na ocasião, o governador Eduardo Abdula assegurou total apoio institucional à iniciativa, sublinhando que a abertura desta ligação internacional poderá impulsionar o turismo, o comércio e o investimento, contribuindo para o desenvolvimento económico da província e do Corredor de Nacala.
Recorde-se que o aeroporto de Nacala tem operado muito abaixo da sua capacidade instalada apesar de possuir infra-estruturas modernas. A entrada da Airlink é vista como uma oportunidade para a sua dinamização e internacionalização.