A Dugongo, empresa de produção de cimento de construção, anunciou ontem que vai reajustar o preço do cimento do tipo 32.5 em cerca de 20,00 meticais o saco de 50kg.

A companhia assegura que o ajustamento do preço do cimento não vai interferir na capacidade de compra deste produto por parte dos cidadãos, uma vez que o mesmo continuará a ser vendido a custo inferiores aos praticados no mercado.

A garantia foi dada pelo Presidente do Conselho de Administração da Dugongo Cimentos, Vítor Timóteo, durante a apresentação do stand da empresa na Feira Internacional de Maputo (FACIM).

Na ocasião, Timóteo disse que a alteração dos preços não vai atingir 20,00 meticais e vai abranger apenas o cimento tipo 32.5, mas o do tipo 42.5 continuará a ser comercializado pelo mesmo valor.

Afirmou ainda que a alteração dos preços deve-se a uma série de factores económicos, entre os quais a oscilação do dólar norte-americano, com impacto nas importações de parte da matéria-prima usada para a produção do cimento.

“Nós produzimos o clínquer, principal matéria-prima para a produção do cimento, mas importamos outros produtos,como é o caso limalha de ferro, gesso e carvão”, disse Vítor Timóteo, justificando uma das razões para o ajustamento de um dos tipos de cimento produzido pela Dugongo Cimentos.

Relacionado  Webinar: Inclusão Financeira Feminina

Acrescentou que, tal como no lançamento dos seus produtos, a Dugongo Cimentos vai continuar a manter a qualidade dos seus produtos bem como torná-los continuamente acessíveis aos consumidores finais.

O PCA da Dugongo Cimentos afirmou ainda que apesar da alteração do preço anunciado se reflectir nos distribuidores, estes continuarão a comprar o cimento a um custo acessível, não se justificando um agravamento para os cidadãos.

“Quando começámos a produzir o dólar estava a 55,00 meticais e agora variou para 64,00 a 65,00 meticais, portanto dez unidades. Mesmo assim, a nossa tonelada de cimento continuará a ser vendida um pouco abaixo de 100 dólares”, garantiu o gestor.

Inaugurada este ano pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, está é a primeira vez que a Dugongo Cimentos participa na Feira Internacional de Maputo, integrada no Pavilhão da Província de Maputo, especificamente no distrito de Matutuíne, onde se localiza esta unidade fabril.

FONTENotícias AI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui