Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

A partir de hoje: Preço da gasolina aumenta de 69,04 para 77,39 MNZ

O Governo, através da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), anunciou ontem o reajuste dos preços dos combustíveis com efeitos a partir de hoje, em linha com a tendência dos últimos meses no mercado mundial de crude.

Assim, a gasolina que, antes era comercializada a 69,04 meticais, passa a custar 77,39 meticais o litro; o gasóleo sobe de 61,71 para 70,97 meticais; o petróleo de iluminação passa de 47,95 para 50,16 meticais o litro; o gás de cozinha ou Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) passou de 71,02 para 80,49 meticais o quilo; e o Gás Natural Comprimido ou Veicular (GNV) passou de 32,69 para 37,09 meticais o quilograma.

Falando a jornalistas em Maputo, Paulo da Graça, Presidente do Conselho de Administração da ARENE, explicou que, nos últimos tempos, o preço internacional de crude tem estado a subir no mercado, uma situação agravada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a retoma das actividades a nível global, cenário que não é acompanhado pelo aumento da oferta.

Referiu que, como importador de combustíveis, Moçambique viu-se na contingência de ter de procurar mecanismos para garantir a sustentabilidade no abastecimento de combustíveis, facto que levou o Governo a rever, na terça-feira, as regras para a importação e comercialização dos derivados de petróleo como forma de mitigar o impacto do comportamento do mercado internacional.

Dentre as medidas tomadas neste contexto de volatilidade, consta um diploma que prevê a redução, em cinco por cento, das taxas de manuseamento portuário para o gasóleo e gasolina e o custo de infra-estruturas logísticas dos combustíveis destinados aos postos de abastecimento em 60 por cento.

O documento reviu também em baixa as margens para os distribuidores e retalhistas de gasóleo, gasolina e outros combustíveis derivados do petróleo bruto, em 15 por cento.

Baixaram igualmente os custos para o Fundo de Estabilização, em 50 por cento, e o valor das margens de instalações centrais de armazenamento para determinados combustíveis e produtos petrolíferos, em 30 por cento.

Paulo da Graça não precisou o peso percentual destas medidas tomadas pelo Governo, mas assegura que sem elas o preço real da gasolina seria 81,78 meticais o litro, o gasóleo 74,48 meticais, o petróleo de iluminação 63,83 meticais, o gás de cozinha 106,48 meticais o quilo e o gás veicular 39,06 meticais.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...