Terça-feira, Setembro 10, 2024
spot_img

A Suíça vai aumentar o apoio financeiro a Moçambique

Nos próximos quatro anos, o governo suíço aumentará o seu apoio financeiro a Moçambique para 1,9 mil milhões de meticais que serão investidos em áreas como o desenvolvimento económico, prestação de serviços e descentralização.

Esta notícia foi anunciada pelo embaixador suíço em Moçambique, Olivier Burki, esta quarta-feira, 1 de Dezembro, em Maputo.

“Embora a Suíça apoie vários projectos de desenvolvimento em todo o país, as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, nas quais vive cerca de um terço de toda a população, continuarão a ser a nossa prioridade”, disse Burki.

O próximo Programa de Cooperação Suíça para Moçambique, acrescentou, também aumentará o seu financiamento para projectos humanitários, compreendendo a crescente procura de bens de primeira necessidade humana, resultante de desastres naturais e conflitos civis.

O objectivo global do Programa Suíço de Cooperação para Moçambique é a redução da pobreza, onde o desenvolvimento económico e a criação de emprego continuariam a ser a pedra angular.

A Suíça, afirmou, continuará a apoiar projectos seleccionados e políticas de intervenção para melhorar o ambiente empresarial, e a apoiar os micro agricultores e as empresas médias na obtenção de novas oportunidades de negócio que os ajudariam a recuperar dos choques económicos.

O Presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Suíça (MSCC), disse ao Cub de Moçambique, que “o MSCC orgulha-se de estar ligado e representar o sector privado suíço em Moçambique e congratulamo-nos com a crescente parceria entre os nossos países”.

“A ligação com o sector privado desde o primeiro dia é vital para uma cooperação bem sucedida”. Fortes laços entre instituições governamentais, programas de desenvolvimento e empresas privadas podem tornar o crescimento económico mais significativo”, disse Adrian Frey.

” Até agora, os investimentos privados suíços criaram mais de 10.000 empregos em Moçambique. Se apoiarmos e orientarmos o Governo suíço nos seus programas, podemos criar mais oportunidades de carreira”, acrescentou Frey.

Entrevistas Relacionadas

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...

HOLLARD renova apoio à Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano

A Hollard Health reafirma o seu compromisso com a...