O actual Ministro da Economia e Finanças, está a ser ouvido esta sexta-feira no decurso da audição de julgamento do caso das dívidas ocultas que desde o ano passado decorre na tenda da cadeia de máxima segurança montada na BO da Machava.
Adriano Maleine foi notificado para depor no julgamento na qualidade de declarante para explicar as circunstâncias em que terão sido emitidas as garantias do estado na concessão dos empréstimos às três empresas envolvidas no escândalo nomeadamente a MAM, Ematum e Proindicus.
No interrogatório desta manhã, Adriano Maleiane, que tomou posse em 2015 como ministro das Finanças, assumiu apenas o desfalque das garantias da empresa Ematum, mas negou qualquer responsabilidade sobre a MAM e a ProIndicus. Maleiane disse o governo decidiu assumir a responsabilidade de reestruturar as dívidas ocultas para salvaguardar a imagem de Moçambique nas praças internacionais porque uma vez assinadas as garantias era responsabilidade do assumi-las.
O actual Ministro da Economia e Finanças disse ao tribunal que apenas a dívida da Ematum é que está a ser paga, por ter sido assumida pelo estado e as restantes não. O Ministério Público, representado pela procuradora Cheila Marrengula absteve-se de fazer perguntas ao declarante Adriano Maleiane.