Quarta-feira, Maio 1, 2024
spot_img

AT quer igualdade de tratamento nas mercadorias em trânsito na SADC

A vontade foi manifestada por Amido Abdala, director da região centro da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), durante um workshop da SADC realizado na cidade da Beira, província de Sofala, sobre o Regulamento de Garantia de Trânsito Aduaneiro Regional (RCTG).

Abdala disse que o encontro não deve ser apenas a convergência de actores unidos pela mesma causa, mas uma oportunidade de troca de experiências, socialização e debate de ideias que sustentam a circulação desenfreada de mercadorias na região.

O evento foi promovido para fortalecer a capacidade das administrações para actuarem com relevância no fluxo de mercadorias a nível regional, continental e global, através da implementação dos vários protocolos comerciais da SADC, bem como para reforçar a cooperação e gestão orientada para uma melhoria de resultados no país e na região.

Moçambique é uma importante porta de entrada de mercadorias para vários países vizinhos, dada a sua localização privilegiada que lhe confere capacidades de manuseamento de cargas atravês dos seus portos.

O clamor de Moçambique em igualdade de abordagem no âmbito de mercadorias em trânsito poderá possibilitar ao país uma projecção económica neste sector, a avaliar as suas vantagens geográficas.

Entrevistas Relacionadas

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...