Quarta-feira, Abril 16, 2025
spot_img

Aumento no preço do arroz pode gerar crise alimentar

Desde o último trimestre de 2023,  sinais de alerta têm surgido, indicando que uma nova crise alimentar, potencialmente mais grave que a de 2008 se aproxima. O aumento significativo no preço de produção e exportação do arroz, tem impactado directamente na vida da população, tornando-o inacessível para muitos.

Apesar da crise não estar intensa em Moçambique, em alguns países da África, concretamente na Nigéria, o impacto da subida já se faz sentir em todo o país, a título de exemplo, o preço de um quilo de arroz importado aumentou em 46,34% em Agosto de 2023, em comparação com o ano anterior, de acordo com a Agência Nacional de Estatística.

O impacto da crise é sentido não só pela população nigeriana, mas também por outros países que dependem das exportações de arroz da Índia, o maior exportador mundial. Restrições impostas pelo governo indiano desde 2022 têm causado preocupações em todo o mundo. A Índia deixou de exportar “arroz branqueado”, um produto barato e nutritivo comprado principalmente por países mais pobres, como Bangladesh e Benim. A proibição continua em vigor em 2024, com a imposição de tarifas e restrições adicionais.

O pânico entre os consumidores e as medidas tomadas por outros grandes países produtores destacam a gravidade da situação. A Índia espera atingir uma meta de 128 milhões de toneladas métricas de arroz até Setembro de 2024, mas fenómenos climáticos como o El Niño representam desafios adicionais para a produção.

Noticias Relacionadas

Exportações agrícolas superaram um bilião de USD nos últimos cinco anos

Durante os cinco anos de implementação do Plano Quinquenal...

Moçambique poderá reduzir importações com a produção local de biocombustíveis

Moçambique tem as condições agrícolas necessárias para produzir grandes...

IIAM recebeu um financiamento de 17 milhões de meticais para produção de sementes melhoradas em Nampula

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) garantiu...

Lançado fundo de 11,5 milhões de dólares para PME de alimentos nutritivos em Moçambique

A Confederação das Associações Económicas (CTA) e a Aliança...