Quinta-feira, Maio 16, 2024
spot_img

Salim Valá: “A instabilidade global afectou o desempenho das empresas e dos investidores em Moçambique”

O PCA da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Valá, disse que a instabilidade global tem afectado o desempenho das empresas e investidores nacionais, sublinhando que mesmo face às adversidades, o mercado de capitais moçambicano tem “um desempenho positivo”.

“As consequências da pandemia, as flutuações dos preços nos mercados internacionais, o bloqueio nas cadeias de distribuição globais, as fortes pressões inflacionistas resultantes das restrições económicas devido ao conflito na Europa de Leste, trouxeram mais riscos e incertezas para um clima económico que estava já turbulento”, afirmou durante a sua apresentação no Economic Briefing, que decorreu na passada quinta-feira, 9 de Novembro, em Maputo.

Segundo os presidentes da BVM, Moçambique “continua a ser influenciado pelas tendências da economia global, onde a diminuição da procura e a consequente queda dos preços das principais commodities exportadas acabam por ter um impacto negativo no nível das exportações do país.

Portanto, receios de fenómenos climáticos extremos e das consequências de conflitos geoestratégicos em áreas sensíveis do mundo, com o risco de aumento dos preços de bens básicos como combustíveis, transportes e alimentos, que são agitando os mercados internacionais, afetaram a economia”, disse ele.

No entanto, passando do contexto macroeconómico global para uma visão mais local, Salim Valá nota que, “mesmo face a estes dilemas, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) tem evoluído positivamente, e a taxa de inflação tem-se mantido uma tendência descendente”, destacando também “a estabilidade do metical face ao dólar”.

Olhando para o estado do sistema financeiro moçambicano, sublinhou “a resiliência do sector bancário, que se tem mostrado sólido e bem capitalizado, com o rácio de solvabilidade fixado em 24% em Setembro de 2023, correspondendo a 12,0 pontos percentuais acima do que foi recomendado”, concluiu.

Entrevistas Relacionadas

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Oxford Economics: Crescimento da Economia de Moçambique abranda para 4,6% este ano

A previsão da Oxford Economics aponta para o regresso...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...