A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançaram, na última quinta-feira (16), em Tchumene, na província de Maputo, o projecto de responsabilidade social designado “Mulheres de Ferro”, com o objectivo de promover a inclusão social feminina na indústria de transportes rodoviários.
“Mulheres de Ferro” é um programa que tem como objectivo promover a inclusão social feminina na indústria de transportes rodoviários, permitindo-lhes adquirir formação técnica para se tornarem condutoras profissionais de camiões e integrando-as no mercado de trabalho.
A primeira fase deste programa em Moçambique integra 20 mulheres que serão capacitadas para futuras motoristas, num programa intensivo de formação.
De acordo com Martin Nilsson, Vice-Presidente da Volvo Trucks África, equipar as 20 mulheres com competências para a condução e conhecimento para enfrentar os desafios sociais e económicos é um processo que, além de mudar vidas serve de mais-valia para o sector automotivo industrial.
“Ao lançarmos este programa, estamos a formar uma parceria poderosa para promover a inclusão e capacitar as mulheres motoristas de camiões”, disse.
Por sua vez, Pedro Constantino, director executivo (CEO) da Auto Sueco Moçambique, destacou que este projecto é de uma dimensão social muito simbólica em Moçambique. “ As 20 alunas que hoje embarcam nesta viagem, e que em particular felicitamos, serão sem dúvida uma fonte de inspiração para muitas mais mulheres que queremos capacitar enquanto condutoras profissionais no nosso país”, reiterou.
Por conseguinte, Aly Lalgy, director geral da Transportes Lalgy, referiu que a Transportes Lalgy está empenhada em tornar o sector dos transportes e logística em Moçambique mais inclusivo e diversificado, capacitando mulheres de todo o país a entrar na profissão.