Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Avaria de extractor da Cimentos da “Dugongo” reduz oferta aos mercados

Tal problema, diz a nota, “traduz-se na libertação de pó de calcário através de extractores do ar para a uma chaminé de dissipação”.

A Dugongo garante que a situação está circunscrita à fábrica e seus arredores e não representa perigo à saúde pública, pois pode ser mitigada através do uso de máscara ou fecho de portas e janelas das residências.

“Não obstante, no âmbito das medidas de monitoramento e mitigação inseridas no nosso Plano de Gestão Ambiental e Social, as nossas equipas técnicas estão a trabalhar afincadamente para resolver o problema e no domingo, dia 20, terá início o processo de substituição da peça, esperando-se que a partir do dia 25, parem as emissões das partículas poluentes e se normalize a situação”, lê-se na nota.

A empresa informa que “o prazo deve-se à especificidade dos fornos industriais, que só podem ser ligados e desligados de forma gradual. Neste, momento, os fornos da fábrica de Matutuine estão com uma redução de 80% da sua capacidade de produção com vista a acautelar esta situação”.

A Dugongo promete manter o público informado sobre este processo, “no âmbito do seu compromisso com o interesse público com vista a acautelar esta situação, bem como evitar que haja uma subida do preço de cimento no mercado”.

Noticias Relacionadas

Cimeira Empresarial EUA–África: MozParks apresenta-se no painel “Investir em Moçambique” 

 A MozParks participou esta semana no painel “Investir em...

Grupo sul-africano Vision Sugar compra açucareiras de Xinavane e Mafambisse

A Vision Sugar, uma empresa agro-industrial de capital maioritariamente...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Moamba atrai novo investimento industrial internacional

O distrito da Moamba, na província de Maputo, prepara-se...