Sexta-feira, Abril 19, 2024
spot_img

BAD co-financia um dos maiores investimentos privados em Nacala

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a co-financiar um dos maiores investimentos do sector privado em Moçambique, no valor de mais de 5 biliões de USD, no desenvolvimento de infra-estruturas regionais, através da construção do corredor ferroviário e do porto de águas profundas em Nacala, província de Nampula, para o comércio marítimo e acesso ao mercado.

Estas informações foram tornadas públicas, semana finda, em Vilankulo, pela Directora-Geral do BAD para a Região da África Austral, Leila Mokadem, falando durante a sessão de abertura da Conferência Crescendo Azul em nome do Presidente da instituição, Akinwumi Adesina.

Citada num comunicado, a que “Carta” teve acesso, Mokadem disse ainda que o BAD criou uma parceria com o Centro Global de Adaptação e lançou o Programa de Aceleração da Adaptação de África para mobilizar mais 25 biliões de USD e impulsionar acções de adaptação climática no continente, especialmente em países como Moçambique, um dos 10 países do mundo mais afectados pelas alterações climáticas, a fim de construir sistemas resilientes e auto-suficientes de adaptação e gestão de riscos, para evitar futuros desastres climáticos.

Em relação ao evento, a Directora-Geral do BAD para a Região da África Austral disse-se muito honrada em a instituição participar pela segunda vez no evento. “Continuaremos a ajudar Moçambique a libertar o potencial da Economia Azul na era pós-pandémica, apoiando abordagens de governação regional à resiliência costeira e à gestão das pescas transfronteiriças no Canal de Moçambique e na região do Oceano Índico, através do Secretariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral”, assegurou, Mokadem, citada pelo comunicado.

Além de participar da Conferência Crescendo Azul, Mokadem e Cesar Augusto Mba Abogo, representante do Banco em Moçambique, realizou uma reunião bilateral com a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, para discutir a cooperação estratégica para desenvolver a economia azul.

Paralelamente, refere a nota, a Directora-Geral do BAD para a Região da África Austral e alguns funcionários do Banco mantiveram um diálogo de Alto Nível sobre o desenvolvimento do Norte de Moçambique, particularmente através da Estratégia de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte de Moçambique (ERDIN), a transformação do sector agrícola, o processo de revisão da estratégia de desenvolvimento económico para os próximos 20 anos (ENDE) e assuntos de estabilidade macroeconómica.

A nossa fonte refere ainda que a equipa liderada por Mokadem encontrou-se também com empresárias moçambicanas para discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do sector privado de Moçambique e a recuperação económica pós COVID-19, através das lentes das mulheres empresárias.

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

MIC e CTA Preparam 10º conselho de monitoria do ambiente de negócios em Moçambique

O Ministério da Indústria e Comércio (MIC) e a...

Nampula pretende produzir mais de 200 mil toneladas de peixe em cativeiro

O Governo de Nampula projecta um aumento na produção...

AMOMIF: Procedimentos incorrectos nas discussões sobre salário mínimo prejudicam IMF

A AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vai...

Mono e Mastercard firmam parceria para revolucionar pagamentos digitais em África

A Mono Technologies Nigeria Limited, líder em infra-estrutura bancária...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere por região A previsão básica é que a economia mundial continue a crescer a 3,2% durante...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Segunda plataforma FLNG da Eni em Moçambique apresenta baixo impacto ambiental

Um estudo de avaliação de impacto ambiental (EIA) realizado...

Governo moçambicano pretende estabelecer investimento mínimo do sector privado no conteúdo local

O debate sobre o conteúdo local tem sido frequente...

Expo 2024: Galp relata desafios da acessibilidade do GPL

A acessibilidade do Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) em...

PetroSA pretende aumentar importações do gás de Moçambique

PetroSA pretende aumentar importações de gás de Moçambique espera...

Tensões no Médio Oriente afectam preços do petróleo

Os preços do petróleo estão em queda, à medida...