“Este valor visa apoiar a rápida restauração das infraestruturas de transporte, bem como a prestação de serviços de educação, saúde, energia, abastecimento de água e saneamento”, além da retoma de actividade agrícola, detalhou em comunicado.

O financiamento responde “a um pedido de apoio do Ministério da Economia e Finanças para fazer face à emergência que afectou mais de 1,1 milhões de pessoas” e é concedido “sob a Componente de Contingência de Resposta a Emergências” do Banco Mundial.

Dos 150 milhões de dólares, 100 milhões são atribuídos em forma de subvenções e 50 milhões de dólares como crédito bonificado. As maiores fatias são 51 milhões de dólares para transportes, 19 milhões de dólares para agricultura e 26 milhões de dólares para abastecimento de água e saneamento.

Estes fundos são extraídos de projectos existentes do Banco Mundial em Moçambique e complementam a subvenção adicional de 300 milhões de dólares aprovada em Abril. O Banco Mundial tem apoiado Moçambique na resposta aos choques climáticos desde 2019, incluindo no arranque do primeiro seguro de risco soberano para proteção contra ciclones e chuva.

Relacionado  BM Preocupada em Acelerar Digitalização do Sistema de Pagamentos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui