O BCI realizou, quinta-feira (16 de Junho), uma acção de educação financeira, na sede da Organização dos Continuadores de Moçambique, em Maputo, por ocasião do dia da Criança Africana e do dia do Metical que se assinalam anualmente a 16 de Junho.

Beneficiaram da aula mais de sessenta crianças, cujas idades variam entre 9 e 14 anos, integrantes da organização Continuadores, para além de outros quadros da agremiação, encabeçados pelo respectivo Secretário Geral, Danilo Teixeira.

Falando à margem do encontro, Teixeira referiu a importância de fazer tomar consciência às crianças, da necessidade de poupar, porque “tudo requer disciplina para vencermos na vida. O nosso trabalho é propiciar bons ambientes para as crianças, e fazer de tudo para as tornar melhores no futuro, úteis para si próprias, para as suas famílias e para a sociedade”.

Orientada por Efigênia Alfinete, Gestora de Produtos e Serviços do BCI, a sessão compreendeu um enquadramento histórico acerca do dinheiro, tendo sido dada maior ênfase ao metical, sua origem, sua evolução e importância para os moçambicanos. Seguiram-se conceitos de poupança, modelos e benefícios; e esclarecimentos sobre o funcionamento das instituições financeiras, da poupança no banco; e sobre as tipologias de contas e condições para a sua abertura.

Segundo Alfinete “neste encontro o BCI pôde aprofundar junto das crianças o sentido de planificação e disciplina que normalmente vêm associadas à poupança, algo que é fundamental, sobretudo porque quanto mais cedo os mais novos tomarem consciência deste facto, mais fácil ser-lhes-á familiarizar-se com a gestão financeira”. Afirmou ainda que os ‘Continuadores’ ficaram mais esclarecidos sobre os cuidados com os bens e pertences a que se tem acesso no dia a dia, “que resultam em menores gastos no rendimento familiar, área em que os mais pequenos têm maior possibilidade de actuação, com vista à melhoria do bem-estar das suas famílias”.

Já as crianças beneficiárias manifestaram a sua satisfação por esta mini formação que, a seu ver, vai ajudá-las a disciplinar cada vez mais a gestão financeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui