O Fundo de Energia lançou, em Maputo, a Facilidade de Financiamento Fora da Rede Eléctrica Nacional, instrumento financeiro que visa contribuir para o acesso aos sistemas solares residenciais e soluções de cozinha limpa em todo o território moçambicano.

Através da facilidade, com um financiamento de 26 milhões de dólares americanos, a ser aberta em todo o país, pretende-se alcançar cerca de 300 mil beneficiários, nos próximos quatro anos, com enfoque para as zonas fora da rede eléctrica nacional e com dificuldade de acesso à energia.

O apoio será na forma de subsídios a serem concedidos com base no nível de serviço de energia, região, dificuldade de acesso a energia, uso produtivo e género através de uma Facilidade de Financiamento Baseada em Resultados. Para gerir a Facilidade, o FUNAE, FP vai contratar uma entidade independente para actuar como Gestor de Fundos.

Discursando na sessão de abertura do encontro de lançamento, a represente do Fundo de Energia (FUNAE, FP), Isália Dimene, afirmou que os desafios para o acesso a energia são enormes, o que exige o engajamento de todos os intervenientes da cadeia, rumo ao acesso universal.

“É nesta perspectiva que hoje queremos testemunhar o lançamento da Facilidade de Financiamento Fora da Rede, que constitui um instrumento financeiro que visa contribuir para o acesso aos sistemas solares residenciais e soluções de cozinha limpa”, disse Dimene.

Actualmente, a taxa de acesso à energia tem vindo a crescer e actualmente ronda os 44 por cento dos quais 5 por cento de acesso fora da rede. Este crescente aumento de soluções alternativas é assegurado através de sistemas solares residenciais.

“Estamos convictos que esta facilidade vai trazer valor acrescentado ao mercado de energia solar fora da rede”, disse Dimene, anotando que a energia constitui um importante catalisador de desenvolvimento económico e social do país.

O governo de Moçambique, segundo Dimene, tem na sua agenda a Estratégia Nacional de Eletrificação que constitui um instrumento de orientação para diversos níveis na perspectiva de que todos tenham acesso aos serviços modernos de energia.

O FUNAE é uma instituição pública cuja missão é promover maior acesso à energia de forma sustentável e racional, que contribua para o desenvolvimento económico e social do país. A sua visão é tornar-se numa instituição de referência na disseminação e promoção de fontes alternativas de energia e na eletrificação rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui