Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

BNI tem 25 milhões de dólares para exportação de produtos das PME’s  

Deste montante, cada empresa poderá aceder a um valor mínimo de 500 mil dólares e um máximo de 6,5 milhões de dólares, pagos com juros bonificados por período também de cinco anos, avança a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Falando na tarde desta quarta-feira (16) em Maputo, a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Negócios da Direcção Comercial BNI, Ancha Omar, explicou que mais de 100 empresas nacionais podem beneficiar do valor referido.

“Em relação ao número de PME’s que se pretende atingir nós fizemos uma estimativa de pelo menos 130 a 160 em função do volume de solicitação mínima, mas isto pode ser menos se nós tivermos solicitação de média alta”, disse.

Para as zonas em que o BNI não tem agências, as PME’s poderão obter acompanhamento do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e representações da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Nas províncias, o BNI também trabalha em parceria com a banca comercial. Embora o financiamento seja do BNI, o banco do cliente é o receptor do financiamento.

A fonte exortou às PME’s que queiram empréstimos inferiores a 500 mil dólares para não se desencorjar, mas sim “aproximarem-se ao banco” que vai avaliar caso a caso.

Os beneficiários dos empréstimos deverão pagar uma taxa SOFR (Taxa de Financiamento Garantida) + 8,5 por cento ou + 9.5 por cento dependendo do risco da operação.

Entrevistas Relacionadas

Cenário Fiscal de Médio Prazo (2025-2027): Despesas públicas mantém pressão sobre as finanças públicas

O Produto das medidas em curso de consolidação orçamental...

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Moçambique responde ao GAFI com avaliação de ONGs: uma medida contra o financiamento ao terrorismo

O lançamento do relatório de avaliação de risco das...