BNI quer promover exportações das PME's

Deste montante, cada empresa poderá aceder a um valor mínimo de 500 mil dólares e um máximo de 6,5 milhões de dólares, pagos com juros bonificados por período também de cinco anos, avança a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Falando na tarde desta quarta-feira (16) em Maputo, a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Negócios da Direcção Comercial BNI, Ancha Omar, explicou que mais de 100 empresas nacionais podem beneficiar do valor referido.

“Em relação ao número de PME’s que se pretende atingir nós fizemos uma estimativa de pelo menos 130 a 160 em função do volume de solicitação mínima, mas isto pode ser menos se nós tivermos solicitação de média alta”, disse.

Para as zonas em que o BNI não tem agências, as PME’s poderão obter acompanhamento do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME) e representações da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Nas províncias, o BNI também trabalha em parceria com a banca comercial. Embora o financiamento seja do BNI, o banco do cliente é o receptor do financiamento.

Relacionado  “A portagem é a forma mais sustentável de financiamento de estradas”

A fonte exortou às PME’s que queiram empréstimos inferiores a 500 mil dólares para não se desencorjar, mas sim “aproximarem-se ao banco” que vai avaliar caso a caso.

Os beneficiários dos empréstimos deverão pagar uma taxa SOFR (Taxa de Financiamento Garantida) + 8,5 por cento ou + 9.5 por cento dependendo do risco da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui