Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

BP vende quotas da empresa de combustível à Petromoc

De acordo com um aviso publicado, na segunda-feira, pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC), a notificação da operação de “concentração de empresas” foi apresentada em 24 de Julho e está sujeita à avaliação pública dentro de 15 dias.

Trata-se da confirmação da saída da BP do mercado moçambicano de combustíveis, depois de em 2021 ter vendido o negócio de retalho à TotalEnergies, segundo a agência de notícias Lusa.

Este ano a ARC tinha anunciado que a BP Moçambique havia acertado a venda à Puma Energy Moçambique dos activos do negócio de combustível para aviação, incluindo operações em sete aeroportos.

Contas da empresa ainda no vermelho

A empresa pública Petróleos de Moçambique continua com contas no vermelho. O agravante é que, nos últimos três anos, os lucros da empresa tendem a cair exponencialmente. Por conta dessa situação, os auditores independentes têm vindo a criticar as contas da Petromoc.

É o caso da KPMG que, em Relatório e Contas da Petromoc referente a 2022, voltou a emitir uma opinião com reservas em relação a uma dívida do fundo de pensões, no montante de 666.6 milhões de Meticais, avnança o jornal Carta de Moçambique.

A queda contínua dos lucros é outro factor que mancha as contas da empresa pública. Em 2022, o lucro da empresa foi de 198.1 milhões de Meticais contra 901.4 milhões; 2 mil milhões de Meticais conseguidos em 2021 e 2020 respectivamente, depois de, em 2019, registar um prejuízo de 1.8 mil milhões de Meticais.

Enquanto isso, os passivos (obrigações ou despesas e dívidas) da empresa tendem a crescer e continuam acima dos activos (todos os valores que a Petromoc possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores ainda por receber de clientes, stocks, equipamentos, entre outros).

Se em 2020 o passivo da Petróleos de Moçambique era avaliado em 26.4 mil milhões de Meticais (contra 25.1 mil milhões em activos), em 2021 e 2022, as despesas e dívidas da empresa cresceram ainda mais, tendo atingido 27.8 mil milhões (contra 27.1 mil milhões em activos) e 32.1 mil milhões (contra 31.6 mil milhões em activos), respectivamente.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

ExxonMobil retoma o projecto de GNL na Bacia do Rovuma

A ExxonMobil está a avançar com concursos públicos para...

Standard & Poor’s prevê ganhos para Moçambique com Projectos de gás a partir de 2028

A agência de notação financeira Standard & Poor’s afirmou...