A Cerveja Impala da Cervejas de Moçambique (CDM) foi, recentemente, galardoada pela Loeries, uma empresa sem fins lucrativos que opera na África e no Oriente Médio recompensando o trabalho inovador e criativo de marcas, profissionais de marketing e agências.
Com efeito, trata-se de uma cerveja disponível em duas linhas, a de mandioca e a de milho. A Impala de mandioca foi lançada em 2011 tornando-se na época a primeira cerveja de mandioca em todo mundo.
Embora seu consumo não se tenha massificado na zona sul, teve grande aceitação nas zonas centro e norte do país. 6 anos depois, em Dezembro de 2017, a CDM lançou a sua variante em milho.
Desde o princípio, foi um projecto de enorme valia para as comunidades locais. Actualmente, a CDM trabalha com mais de 7.500 pequenos agricultores que fornecem a matéria-prima, no caso, mandioca e milho.
De resto, e indo concretamente ao galardão, valor compartilhado diz respeito, entre outras coisas, ao conjunto de práticas que melhoram as condições sócio-económicas das comunidades em que uma empresa actua.
No caso específico da CDM, nada podia tornar o prémio, ora atribuído, mais merecido, já que os ganhos para as comunidades locais e para os agricultores envolvidos são directos.